O que é mais difícil: Copa do Mundo ou Euro? Estudo revela resposta

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Somos Fanáticos
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Crédito Divulgação Somos Fanáticos Crédito Divulgação Somos Fanáticos

Às vésperas do começo de mais uma edição da Euro, Mbappé deu declaração que repercute no meio do futebol: para o craque da França, é mais difícil ser campeão da competição europeia do que da Copa do Mundo. O argentino Messi, campeão mundial em cima dos franceses, saiu em defesa do nível de dificuldade da competição organizada pela F u t e b o l. O Somos Fanáticos resolveu então se meter na discussão dos astros e responder com números: afinal, qual competição é mais difícil, a Copa do Mundo ou a Euro?

Metodologia

Foram considerados o aproveitamento de pontos de todas as seleções europeias que já venceram a Euro e/ou a Copa do Mundo nas dez últimas edições de ambas as competições. As seleções que tiveram os resultados analisados foram Alemanha, Itália, França, Espanha, Inglaterra, Portugal, Grécia, Dinamarca, Holanda, República Tcheca e Rússia. Seleções que não se classificaram para uma determinada competição tiveram aproveitamento zero automaticamente.

O que é mais difícil: Copa do Mundo ou Euro?

A resposta é a Copa do Mundo. Das 11 seleções analisadas, sete possuem aproveitamento de pontos maior quando estão disputando a Euro. Quando saem do contexto continental e entram na competição de escala global, o rendimento cai. Isso sem contar que, entre as seleções analisadas, há uma ocorrência maior de ausências de Copa do Mundo do que da Euro, o que já revela que sequer se classificar para o Mundial já é mais difícil do que se classificar para a competição europeia.

Itália é o melhor caso: atual campeã da Europa, a seleção não se classifica para a Copa do Mundo há duas edições. As outras seis seleções com rendimento melhor na Europa do que no Mundial são Espanha, Dinamarca, Grécia, Rússia, Portugal e República Tcheca.

Mbappé errou ao dizer que a Euro é mais difícil do que a Copa do Mundo?

Não necessariamente. O atacante certamente falou baseado em grande parte na sua experiência pessoal. Campeão e finalista da Copa do Mundo nas duas edições que disputou da competição, Mbappé ainda não tem um título da Euro. Na única edição que disputou em 2021, foi eliminado nas oitavas de final para a Suíça.

A França é uma das quatro seleções analisadas que desempenha melhor na Copa do Mundo do que na Eurocopa. As outras são Inglaterra, Alemanha e Holanda.

Quem é quem no comparativo de aproveitamento Euro x Copa do Mundo

Copa do Mundo - 6,2%

Crédito: diebilderwelt / Alamy

Sobre o Somos Fanáticos

"Paixão inabalável". Com este lema, nasceu o Somos Fanáticos, uma grande comunidade que traz, sobretudo, a visão das torcidas do Brasil e do mundo sobre o futebol de todos os cantos, idiomas e nacionalidades. Rico em informações, análises, opiniões e expert em captar a pluralidade de pensamento das torcidas, o site vem se especializando na cobertura dos maiores clubes e jogadores do futebol internacional, sem perder de vista o que acontece em solo brasileiro.

O proprietário do Somos Fanáticos é a empresa Better Collective. A Better Collective é um grupo global de mídia de apostas esportivas que fornece plataformas que capacitam e aprimoram a experiência de apostas para fãs de esportes e iGamers.