Diversificação dos ambientes marca projeto reforma de imóvel de 600 m²

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Glaucia Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Neste projeto elaborado pela arquiteta Marina Salomão, os moradores tinham personalidades e desejos bem distintos para a concepção de cada ambiente. No living integrado, porém demarcados para momentos distintos, ela conciliou a presença das cores marcantes que todos desejavam | Fotos: Sidney Doll Neste projeto elaborado pela arquiteta Marina Salomão, os moradores tinham personalidades e desejos bem distintos para a concepção de cada ambiente. No living integrado, porém demarcados para momentos distintos, ela conciliou a presença das cores marcantes que todos desejavam | Fotos: Sidney Doll

Da harmonia entre cores marcantes até a discrição da sala de jantar e varanda, a arquitetura de interiores foi assinada pela arquiteta Marina Salomão

Um apartamento amplo, arrojado e perfeito para os mais diversos momentos almejados pelos moradores: essa foi a essência que a arquiteta Marina Salomão, à frente de seu escritório homônimo, seguiu após assumir o projeto de reforma do imóvel com 600m² para um casal e seus dois filhos. De maneira geral, o projeto de arquitetura de interiores englobou o aproveitamento de algumas estruturas já existentes no local e outras modificações implementadas para proporcionar aos clientes o sonho de receber, com frequência, seus convidados.

Ademais, a profissional também mergulhou nos interesses e nas características dos moradores. “Eu diria que todos denotam perfis marcantes e cultivam o apreço de colecionar objetos”, entrega.

Tudo começa pela integração desde o hall

As características da família são percebidas desde a entrada que direciona à ala social do apartamento. “Por gostar de tons fortes, percebido desde a ampla porta azul marinho, executei um equilíbrio com elementos sóbrios em tons de cinza e a madeira”, conta Marina.

Imponente, a entrada idealizada pela arquiteta Marina Salomão exalta a aparência e a robustez da porta e a mesa em destaque que está sempre pronta para ser ornamentada por arranjos florais. No corredor, a exuberância da adega climatizada projetada especialmente para o projeto | Fotos: Sidney Doll

De cara, a vista para a área social integrada, com destaque para o amplo living. Segundo a profissional, a ideia foi trazê-lo como um ambiente inaugural, entregando uma atmosfera de conforto e socialização. “Gosto muito do protagonismo dos sofás nessa tonalidade berinjela que, aliás, foi uma cor bastante presente nessa última edição da Semana de Design de Milão”, conta.

Sofisticação, fluidez e riqueza nos detalhes sintetizam o living executado pela arquiteta Marina Salomão | Foto: Sidney Doll

Ao lado da sala principal, Marina também reservou um espaço mais íntimo que se traduz como aceno para deixar o celular de lado e viver a felicidade das boas conversas presenciais. A disposição com as quatro poltronas com apoio para os pés e a estante com lareira ecológica entrega bem-estar, principalmente para os dias mais frios que estão por chegar.

Além da convivência, o ambiente idealizado pela arquiteta Marina Salomão também estimula a saudável solitude de mergulhar na leitura devidamente acompanhado por uma luminária de piso | Foto: Sidney Doll

Na elaboração da área social, Marina precisou balancear o layout, pois ao passo que o intuito dos moradores era o de contar com concepções diversas para os seus convidados, também deveriam vivenciar a intimidade entre eles. Do lado esquerdo, a privacidade da sala de TV foi assegurada com a porta de correr, com duas generosas folhas, que são embutidas dentro da parede. “Esse formato tanto deixa o ambiente reservado para a família, como se torna opção quando a ideia é conectá-la com os outros ambientes”, analisa a arquiteta. Na composição, o jogo de sofás em couro revela a sintonia com a paleta de tons terrosos eleito para o décor.

Sala de TV entrega o clima propício para passar o casal e os filhos passarem o tempo juntos | Projeto Marina Salomão Arquitetura e Interiores | Foto: Sidney Doll

Varanda

O espaço da varanda foi destinado para jantares descontraídos. Conectada com a ilha gourmet, a profissional tornou a mesa de madeira uma extensão do elemento que abre proximidade entre quem está cozinhando e os convidados.

O paisagismo com jardins verticais se fez bastante presente na varanda | Projeto Marina Salomão Arquitetura e Interiores | Foto: Sidney Doll

Na face oposta ao gourmet, mais um espaço de socialização com sofás e poltronas em tons mais discretos que concederam um clima mais sereno com o jardim vertical | Projeto Marina Salomão Arquitetura e Interiores | Foto: Sidney Doll

Identidade e harmonia nos quartos

Na área íntima, mais uma vez a arquiteta Marina Salomão deu voz à identidade de cada um. Para o filho, ela investiu em um viés mais descolado, marcante e ousado por meio do efeito tijolinho acima da cabeceira e a marcenaria que mesclou o painel de TV, espaço de trabalho e prateleiras onde estão expostas as miniaturas de motos e capacetes.

A paleta de cores e a formatação do dormitório evidenciam o décor masculino e moderno do jovem | Projeto Marina Salomão Arquitetura e Interiores | Foto: Sidney Doll

A profissional revela que o quarto da filha foi o único ambiente com mudança estrutural, uma vez que a reforma adicionou a antiga instalação de funcionário para ampliar o closet. “Com a personalidade doce e serena da nossa jovem, mergulhamos nas inspirações do clássico e do romantismo que ficaram notórias com a paleta de branco, cinza e rosa, além da boiserie que emoldura as paredes”, detalha Marina.

Nas prateleiras e nichos que preenchem o dormitório, a valorização dos itens colecionados pela filha do casal | Projeto Marina Salomão Arquitetura e Interiores | Foto: Sidney Doll

O quarto do casal acompanhou um estilo mais parcimonioso, porém extremamente aconchegante, com o efeito 3D do revestimento da parede e a cabeceira em veludo azul marinho – cor avistada também no revestimento da área do box e do armário da bancada. Ainda sobre o banheiro, uma verdadeira sala de banho com direito à banheira de hidromassagem e dois chuveiros de teto avistados na parte central.

O azul marinho seguiu em unidade na suíte do casal | Projeto Marina Salomão Arquitetura e Interiores | Foto: Sidney Doll

O verde nas áreas de refeições

A pedido da moradora o verde se fez presente em diversos momentos. Na sala de jantar, os buffets suspensos que ladeiam a porta de entrada destacam a cor.

Completando a marcenaria da sala de jantar, o espaço de cada buffet destaca a parede decorada com elemento vazado | Projeto Marina Salomão Arquitetura e Interiores | Foto: Sidney Doll

Sobre a arquiteta Marina Salomão

Formada pela Universidade Dom Pedro II, há 16 anos, pós-graduada em Lighting Design, Engenharia de Segurança do Trabalho e Arquitetura de Luxo, a arquiteta Marina Salomão atua desde do início de sua carreira com projetos de Arquitetura e Interiores. Já foram +170 obras realizadas, desde ambientes residenciais, comerciais e corporativos.