Brasil,

CGU concede pela primeira vez selo de ética a escritório de advocacia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiana Barreto Nunes
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Na avaliação de ministro, Vezzi Lapolla Mesquita Advogados terá papel precursor

A Premiação Empresa Pró-Ética, criada há quase dez anos pela Controladoria-geral da União (CGU), foi concedida, nesta quinta-feira (12/12) – pela primeira vez na história –, a um escritório de advocacia: Vezzi Lapolla Mesquita Advogados. O prêmio é atribuído a representantes do setor privado que promovem um ambiente corporativo transparente, íntegro e ético.

O advogado Marcelo Lapolla recebeu o selo na abertura da 1ª Conferência Internacional de Promoção da Integridade, que ocorreu no Auditório da Apex, em Brasília (DF). A distinção veio após a implementação de medidas com vistas a impedir, em âmbito interno, o cometimento de irregularidades e fraudes.

Durante o seu discurso, o ministro da Controladoria-geral da União, Wagner Rosado, destacou o ineditismo da presença de um escritório de advocacia entre as empresas agraciadas. Ele enfatizou a necessidade de que o caminho seja seguido por outras instituições em todo o país.

“Muitas vezes, queremos falar de integridade, queremos dar aula de integridade. Então, parabéns ao Vezzi [Lapolla Mesquita Advogados] pelo exemplo. Espero que vocês sejam precursores”, afirmou Wagner Rosado, diante de uma plateia de cerca de 200 pessoas, que continuam reunidas até o final da tarde de sexta (13/12).

Para Marcelo Lapolla, a citação do escritório pelo ministro fortalece a disposição de continuar na busca por resultados positivos: “Que o nosso prêmio faça eco para a nossa classe e que, na próxima edição, estejamos com vários colegas, de diversos escritórios, que tenham adotado também, dentro da sua estrutura, programas de compliance efetivos e que possam ser reconhecidos no futuro”.

Além do Vezzi Lapolla Mesquita Advogados, vinte e cinco entidades – nas mais variadas áreas: da saúde à telefonia – foram contempladas: nenhuma delas, porém, atuante no setor jurídico.

Presente na premiação, o ministro da Advocacia-geral da União (AGU), André Mendonça, disse que as ações de combate à corrupção tomadas pelo Poder Público só terão consequências se acompanhadas por uma transformação na cultura em direção às melhores práticas de integridade.

“Vocês são referência nacional. Mais do que isso, vocês são referência internacional. Importante que vocês estejam firmes no propósito de construir áreas técnicas de compliance sérias, que busquem o constante aperfeiçoamento”, pontuou Mendonça.

Escritório só aceita recursos de origem comprovada

Uma das principais medidas de compliance adotada pelo Vezzi Lapolla Mesquita Advogados é um estrito controle da origem dos honorários pagos ao escritório. Sem a comprovação da legalidade dos recursos, a opção é por não realizar o serviço. “Se uma joalheria tem que se preocupar com a origem dos recursos, por que um escritório de advocacia não teria?”, questiona Marcelo Lapolla.

Segundo o advogado, as mudanças consistiram, sobretudo, na adoção, por parte do escritório, do conjunto de recomendações que já era repassado aos clientes interessados em criar sistemas de compliance. “Esse é um setor que falava do compliance como um produto a oferecer. Nós, por outro lado, sempre falamos como um conceito em que acreditamos. Como dizer para um cliente o que ele deve fazer, se eu mesmo não estou fazendo aquilo?”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar