Tarifa social pode beneficiar sociedade e levar passageiros de volta ao transporte público

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natália Diogo
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Um levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) mostra que o país tem 103 municípios, distribuídos por 14 estados e o Distrito Federal, que aderiram à prática de tarifa social no transporte público, seja de forma universal (sete dias por semana), em dias específicos (aos domingos, por exemplo) ou para grupos em particular (como idosos, pessoas com deficiência e estudantes). São Paulo e Minas Gerais lideram a lista, com 29 e 26 municípios, respectivamente.

Na cidade de São Paulo, a prefeitura criou a iniciativa “Domingão Tarifa Zero”, que dá gratuidade às viagens de ônibus aos domingos, no Natal, em 1º de janeiro e no aniversário da cidade (25 de janeiro). A tarifa social, quando bem implementada, pode ajudar a equilibrar o sistema de transporte público, ao moderar a demanda e incentivar um uso mais racional do sistema. Além de aumentar o acesso ao transporte e contribuir para uma melhoria geral na qualidade do serviço.

O Brasil já possui as tecnologias necessárias para uma ampla e bem-sucedida adesão à tarifa social, garantindo transparência e confiabilidade nas operações. A bilhetagem eletrônica oferece um controle preciso sobre o fluxo de passageiros, por exemplo. Aliada a avanços como validadores com biometria facial e telemetria, a bilhetagem eletrônica poderia garantir uma transição suave rumo à maior adoção da tarifa social, com autenticação segura e geração de informações detalhadas para relatórios, evitando erros e fraudes no sistema.

Fonte:

Para falar sobre o tema e seu impacto no transporte público e na população, sugerimos como fonte Marcionilio Sobrinho, CGO da Empresa1, centro de inovação em mobilidade urbana e pioneiro da bilhetagem eletrônica no Brasil.

Sobre a Empresa 1 – Pioneira do sistema de bilhetagem eletrônica para transporte público no Brasil, a Empresa 1 é um centro de inovação em mobilidade urbana que, desde 1997, vem desenvolvendo tecnologias que agilizam as operações do transporte público, evitam fraudes e facilitam a circulação das pessoas pelas cidades. A companhia atende 170 cidades no Brasil, no México e na Guatemala, supervisiona 76 datacenters, tem 18 milhões de cartões inteligentes em uso, faz 20 milhões de certificações de crédito por dia e gera 218 milhões de imagens biométricas por mês. A Empresa 1 também é vencedora de dois prêmios da Associação Internacional do Transporte Público (UITP), nas categorias Comprometimento Político (2011) e Inovação Tecnológica (2013), (UITP), nas categorias Comprometimento Político (2011) e Inovação Tecnológica (2013), também está entre as 100 Empresas Mais Influentes em Mobilidade do ranking do Mobilidade Estadão em parceria com o Connected Smart Cities. A empresa integra o Grupo Volaris e o coletivo Modaxo pela inovação no transporte de pessoas.