Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

SAPOVAT, a causa da indústria seguradora ainda não está perdida

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Armando Luís Francisco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Armando Luís Francisco Armando Luís Francisco

Não passou com tanta folga assim o “bendito” PLP do SAPOVAT na CCJ. Aliás, a Comissão julga a CONSTITUCIONALIDADE do PLP. Mas foi isso que vimos ontem? Foi analisado o texto perante a CARTA MAIOR?

O pior não tem a ver com mais um imposto na goela abaixo do povo e das cias. seguradoras. Sinceramente, acompanhei o discurso de todos. E o que percebi é que desconhecem muitas coisas, inclusive o que significa a indústria do seguro.

Total desrespeito ao ordenamento legal e jurídico do Brasil. O que vi foram pessoas dizendo que o preço não pagava uma cerveja que desce redonda, a cerveja “SAPOVAT” . Pode descer redondo na boca do brasileiro mais uma sanha de um imposto que ninguém deseja? Pode descer redonda a falta da Livre Iniciativa para todas as seguradoras? Pode descer redondo colocar um banco para vender a cerveja que desce redonda? Pode descer redondo um sinal que a aparência desse imposto é a mesma do anterior? Pode descer o gole redondo com a imaginação que algumas pequenas coisas negativas podem voltar aos poucos? Pode imaginar descer redondo com a minha desconfiança de quem sem atributos técnicos pode haver “terceirização e pagamento” das tarefas?

Vamos esclarecer um pouquinho:

- Se começar com R$50,00, não significa que vai ficar esse valor daqui alguns anos. Aliás, isso é um cala-te que eu sei como fazer. Também, se foi inserido um JABUTI para gastar mais e aumentar o teto de gastos, isso não significa que esse seguro vai dar conta de indenizar de maneira correta a verdadeira necessidade dele existir. Ainda, se isso não tira a vergonha de nossa indústria em passar por esse vexame, também, data venia maxima, demonstra que ela talvez tenha "demorado demais" para enxergar o perigo. Vou acrescentar: e a indústria deixou esse monstro passar. Daqui algumas horas teremos motivo para comemorar?

Nós sabemos que essa antecipação vai colocar as contas em ordem, mas não do Brasil e não da nossa indústria. Pessoalmente, não estou de pijamas ainda. Pessoalmente, tenho estimulado a manutenção de nossa guarda quanto a questão. Empresas seguradoras do mundo inteiro estão olhando para nós. Acionistas, com quem tenho falado, não daqui, também. Talvez estejam pensando: por que deixaram isso acontecer? Quem representa eles? Como agiram no congresso nacional? Não mediram que se os seguradores individuais precisam da LIPT?

O que eu sei é que o SINAPP fez um esforço para não ter esse imposto e esse produto do jeito que foi confeccionado neste PLP. Isso eu sei. O que eu sei é que apesar de entender os dramas de todos, foi o SINAPP quem escreveu isso em palavras e com quase duas dezenas de seguradores. Foi ele quem deu a cara para bater. Foi ele que, ainda que tardiamente, manifestou uma representatividade para todos nós e é um exemplo a ser louvado. Lógico, não estou criticando outros representantes e representados, mas colocando o que eu acho que deu o melhor testemunho sobre a necessidade de somente seguradoras venderem seguros. O que eu sei é que o barco, apesar de tantos furos e com água quase a virá-lo, ainda não afundou.

Resta ainda alguma chance? Duas possibilidades remotas. Uma, contar com os senadores, que contam com as verbas para suas localidades. Outra, o STF, com uma ADI. Então, há chance? Estou contando primeiro e consistentemente com o Plenário do Senado. Porém, se houver gritaria depois, vou simplesmente pensar: será que este ato representa mesmo o que se quer para a indústria do seguro? Será mesmo que essa ação no último minuto da prorrogação, de um time desesperado e o público torcendo pelo gol vai ser um novo milagre?

Não estamos vivendo no último momento da prorrogação, mas no minuto final dos 90 minutos. Repito, ainda há uma chance, remota, mais para descrença na nossa técnica, do que um resultado nulo! para nossa indústria. Sim, nulo, ninguém vai ganhar nada se ganhar e se perder mostra o nosso fracasso E se existe um culpado, insisto, sou eu: Armando Luis Francisco. Somente, eu! Ninguém mais que eu!

Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar