Stuttgart Motorsport faz dobradinha na classe GT4 na etapa final do Endurance Brasil 2024 e é vice-campeã na GT3
Disputa: 21 (Quartiero/Hellmeister) e o 718 (Santos/Tesser/Bertuccelli/Rimbano) (Rodrigo Guimarães/Stuttgart Motorsport)
A prova Quatro Horas de Goiânia, realizada no sábado (30/11), última etapa do Endurance Brasil 2024, terminou com dobradinha dos Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR da Stuttgart Motorsport na classe GT4. O quarteto número 718 formado por Eric Santos, Giuliano Bertuccelli, João Tesser e Pietro Rimbano (este último, inscrito no carro um dia antes do treino classificatório) venceu depois de uma disputa empolgante com o carro 21 dos companheiros Jacques Quartiero/Alan Hellmeister, que já largaram como campeões da GT4. Na classe GT3, Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller cruzaram a linha de chegada em segundo lugar, resultado que lhes deu o vice-campeonato.
Presente nas duas categorias Gran Turismo do Endurance Brasil, a Stuttgart Motorsport largou em Goiânia com duas situações diferentes. Visconde, Mauricio e Müller precisavam vencer para chegar ao título da GT3 pelo segundo ano consecutivo. Responsável pela condução do 911 GT3 R na segunda metade da prova, Mauricio assumiu a liderança com uma manobra arrojada sobre Marco Billi e abriu distância sobre a dupla Ricardo Baptista/Rafael Suzuki, líder do campeonato.
Faltando uma hora para a bandeirada, os dois carros contendores ao título estavam em estratégias diferentes: o de Baptista e Suzuki já havia feito sua última parada obrigatória e precisaria fazer um “splash and go” no fim da corrida, enquanto o Porsche ainda precisaria reabastecer e ficar nos boxes por no mínimo cinco minutos. A parada do Porsche deu a liderança à dupla Baptista/Suzuki, que se manteve na frente após o splash and go. Mauricio manteve um ritmo forte até o fim da prova, a ponto de fazer a diferença de 15 segundos medida após o splash and go de Baptista/Suzuki cair para menos de três na bandeirada.
Na GT4, Quartiero e Hellmeister haviam sacramentado o primeiro lugar na pontuação na etapa anterior, no Velocitta. Eric Santos, segundo colocado na tabela de pontuação (foi o único piloto do carro 718 que fez todas as provas), só perderia o vice se acontecesse uma combinação de resultados muito improvável. Os dois Porsches 718 Cayman GT4 Clubsport MR lideraram a maior parte das três horas iniciais, separados por alguma distância. Na última hora, Rimbano chegou no líder Hellmeister e ambos iniciaram a melhor disputa da corrida. Durante várias voltas, Hellmeister resistiu aos ataques de Rimbano, que conseguiu a ultrapassagem e abriu distância até cruzar a linha de chegada. Foi a primeira vitória do carro número 718 na temporada 2024. Os campeões Quartiero e Hellmeister terminaram o ano com seis vitórias e dois segundos lugares nas oito corridas disputadas.
“Saí do box uns três segundos atrás do Alan e consegui chegar nele. Fiquei muito perto dele por várias voltas e por isso o carro começou a esquentar. Tirei o pé para pegar ar fresco e fiquei mais atrás durante uns 15 minutos, resfriando tudo, antes de voltar a atacar. Meu ritmo era bem mais forte que o do Alan. Ele percebeu isso e resolveu não brigar. Foi muito legal fazer um stint disputando a liderança com o Alan”, comemorou Rimbano. “Esta corrida foi um reflexo do ano. ‘Batemos na trave’ algumas vezes e desta vez tivemos um pouco de sorte para vencer”, prosseguiu Santos. “Hoje deu tudo certo e conseguimos finalmente ganhar com o 718”, afirmou Bertuccelli – que já havia vencido uma corrida em 2024, mas formando trio com Quartiero e Hellmeister no carro 21.
Marcel Visconde saudou a campanha da Stuttgart Motorsport na classe GT4 e fez um balanço positivo também na GT3: “Foi o primeiro ano deste carro e ainda temos o que aprender sobre ele. A equipe fez o melhor e o resultado foi uma temporada eletrizante. Não chegamos ao título, mas encerramos dignamente a nossa participação e sem que o novo 911 GT3 R tivesse qualquer ocorrência técnica. Isso é muito importante para nós”. Sobre a corrida em si, Marçal Müller comentou ainda durante a prova: “Começamos a prova numa crescente, com o Marcel fazendo um bom trabalho no primeiro stint e ganhamos posição na parada de box quando assumi o volante”. Ricardo Mauricio completou: "Conseguimos um acerto que deixou o carro constante durante toda a prova. Só não acertamos na estratégia. Corrida de endurance é assim, existem variáveis e detalhes que fogem ao nosso controle. Mas estou feliz com o trabalho desenvolvido pela equipe durante a temporada. Fomos competitivos e lutamos pelo título até a última prova".
Resultado final das Quatro Horas de Goiânia
Classe GT3
1) 27-Ricardo Baptista/Rafael Suzuki (Mercedes-Benz AMG GT3)
2) 55-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R)
3) 83-Maurizio Billi/Marco Billi/Max Wilson (Mercedes-Benz AMG GT3)
Classe GT4
1) 718-Eric Santos/Giuliano Betuccelli/João Tesser/Pietro Rimbano (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
2) 21-Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
3) 64-Henry Visconde/Enzo Visconde/Kim Camelo (BMW M2 CS)
Sobre a Stuttgart Porsche
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro, mais o Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. Ainda em 2024, a Stuttgart iniciará as operações dos Porsche Centers em Maringá (PR) e Blumenau (SC). O histórico, a presença em cinco estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre a Stuttgart Motorsport
Criada em 1997, a Stuttgart Motorsport é a divisão esportiva da Stuttgart e representa a empresa nas pistas, em especial nas competições brasileiras de endurance e Gran Turismo. A Stuttgart Motorsport tem em seu histórico os títulos do Endurance Brasil em 2017 (classificação geral) e 2023 (classes GT3 e GT4), vitórias nas 1000 Milhas Brasil e nos 500 Quilômetros de São Paulo (as mais tradicionais provas de longa duração do País) e uma participação nas 24 Horas de Daytona (em 1998, tendo terminado em quarto lugar na classe GT2). A equipe de corridas tem participação de mecânicos da área de pós-vendas da Stuttgart.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário