Índice ABCR recua em 2,1% em dezembro e acumula perda de 1,9% em 2018
Fluxo de veículos leves contraiu 1,5%, e o de pesados, 1,4%, comparados ao mês passado
O índice ABCR de atividade referente a dezembro de 2018 apresentou recuo de 2,1% no comparativo com novembro, conforme os dados dessazonalizados. Dessa forma, o índice total acumulou redução de 1,9% em 2018. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria Integrada.
“Em 2018, o desempenho do fluxo pedagiado de veículos foi prejudicado pelos choques negativos que afetaram a economia no ano”, explicou Thiago Xavier, analista da Tendências Consultoria. “O ambiente de indefinição política em relação ao pleito de outubro, a greve dos caminhoneiros e a conjuntura internacional menos favorável às economias emergentes foram fundamentais na elevação das incertezas do ambiente doméstico - contaminando as expectativas dos agentes, tanto no que se refere às intenções de investimentos e contratação das empresas, como também nos gastos das famílias”, explica ele.
Ainda na comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves contraiu 1,5%, enquanto o de pesados, 1,4%, comparados a novembro.
Dessa forma, no ano de 2018, houve contração do índice total de 1,9%, exclusivamente ditado pela queda de 2,7% de leves, a despeito da elevação de 0,4% dos veículos pesados. “O resultado negativo do índice total foi determinado pela contração de veículos leves”, explica Thiago. “A redução do indicador também manifesta a lenta melhora do balanço financeiro familiar, em um quadro de limitadas oportunidades no mercado de trabalho, apesar do ambiente inflacionário benigno e da relativa melhora das condições de crédito às famílias”, opina.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário