A desvantagem dos títulos de capitalização
Entenda porque isso pode prejudicar mais do que beneficiar o contratante
O título de capitalização é uma ou mais parcelas que o cliente contribui para poupar e ao final do período contratado, receber seu valor corrigido e também concorrer a sorteios, tornando este produto atrativo aos clientes. Dentre as principais razões da grande aceitação deste produto do mercado estão: disciplina, pois o valor é debitado da conta do cliente mensalmente; cliente acredita que seu dinheiro está rendendo o que acredita ser uma espécie de poupança; não existe necessidade de conhecer investimentos e por ultimo, ainda concorre a prêmios.
Segundo o orientador financeiro, Robson Profeta, "os títulos de capitalização não são investimentos porque seus rendimentos são imateriais e muitas vezes, tendem a zero face aos descontos como taxas administrativas, cotas de carregamento e cotas de sorteio”, explica ele.
Para os bancos os títulos são um bom negócio, visto que é uma forma do banco captar recurso do cliente a um custo baixo e repassá-lo a juros altos para outros clientes que, por exemplo, necessitam captar empréstimos e financiamentos. Além dos rendimentos serem baixos, não é todo valor da parcela que é corrigida, porque parte desta parcela é destinada para as chamadas, cota de carregamento e cotas de sorteio. São exatamente estes custos administrativos que deixam o produto de capitalização menos atrativo ainda.
É do conhecimento de poucos que os títulos são menos vantajosos do que a poupança, pois rendem menos, não possuem liquidez e o poupador corre o risco de perder parte do capital investido sando antes do prazo contratado e ainda podendo pagar imposto de renda se o valor de resgate superar o valor depositado. Portanto, Robson aconselha para que "se deseja investir procure produtos financeiros que tragam os rendimentos desejados, mas sempre respeitando seu perfil de investidor, conhecendo o risco de cada investimento e claro diversificando, nunca colocando os ovos de ouro na mesma cesta. Hoje existem investimentos seguros que trazem um rendimento razoável e que pode investir a partir de 30 reais.", finaliza ele.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>