Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
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Dados divulgados na última semana mostram crescimento de abertura de empresas em todos os estados e alerta empresários sobre os tipos de seguros adequados aos seus negócios
Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando ainda que, em comparação com o mesmo período de 2023, todas as 27 Unidades da Federação tiveram um crescimento na abertura de CNPJs.
Para Priscilla Langowski, gerente de Marketing da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do país, estes dados trazem um número que demanda atenção, pois se há crescimento, há mais riscos diários aos quais as empresas estão expostas. “Uma empresa, independente do tamanho, está exposta diariamente a riscos. Sejam eles financeiros, estruturais, jurídicos… Não há previsibilidade de incidentes, mas há como se proteger e, principalmente, garantir que os bens e danos ocorridos estejam seguros”, explica.
E, portanto, segundo ela é preciso que essas empresas saibam como se proteger, por meio de um seguro empresarial que torna-se mais indispensável. E a escolha deve ser assertiva, orientada por um corretor e que seja ideal ao negócio. De modo geral, de acordo com Luciano Flores da Concierge Corretora de Seguros e especialista convidado do curso “Como vender seguro empresarial: todo negócio precisa de proteção” da Lojacorr, empresas com valor em risco menor do que R$ 30 a R$ 50 milhões (total varia por seguradora) o produto adequado é o chamado de “Compreensivo Empresarial”. Um produto previamente definido, com suas taxas, seus termos de condições já disponíveis. Inclusive, no caso da Lojacorr, o corretor consegue fazer dentro do sistema multicálculo da Agger com facilidade.
Já para empresas cujos valores de risco são superiores, Flores explica que há os Seguros de Grandes Riscos. “Nesse caso precisamos ter informações mais completas, detalhadas, entendendo melhor as estruturas prediais, as atividades, as operações do segurado e, principalmente, os programas de manutenção, prevenção e sistemas de combate ao incêndio da empresa", fala ele. Ainda de acordo com Flores, esse tipo de seguro é feito uma análise mais profunda, de caso a caso, com um processo mais minucioso. “A cotação é diferente, a forma de solicitar essa cotação e o prazo de retorno desse levantamento também muda. Podendo envolver resposta de questionário e inclusive vistoria de seguradora para análise de risco”. Por isso, os empresários devem fazer a solicitação desta cotação com pelo menos 90 dias para ser um atendimento em que o corretor analisa os detalhes técnicos, as dúvidas do subscritor e, principalmente, para fazer a reserva de mercado para que a seguradora siga as negociações com o corretor.
O especialista em seguros empresariais explica também que dentro da contratação existem hoje mais de 60 coberturas e que podem ser divididas em 3 tipos: o de “Planos de Danos”, que garante proteção aos danos à propriedade e aos bens tangíveis (materiais, estruturas e equipamentos). A cobertura de “Planos de Responsabilidade”, focada na proteção de danos causados a terceiros, como acidentes com clientes no local e funcionários. “Planos de Lucros Cessantes”, o seguro focado nos prejuízos financeiros que o segurado tiver em razão dos sinistros cobertos e previstos nas coberturas contratadas. Para o especialista, há uma principal dica: “uma boa apólice contempla os três planos de coberturas”.
Os imprevistos sempre acontecem, mas Flores fala que o importante é ressaltar que nem todo sinistro é de fato indenizável. “No caso dos “planos de danos” é preciso que o ocorrido/evento seja incerto, de natureza súbita e imprevista de fato. De modo comprovado há cobertura no caso de danos como incêndios, raio e explosão. Ou até mesmo vendaval, ciclone, tornado, ventos acima de 54km/h, chuva de granizo, desmoronamento/desabamento parcial ou total das estruturas, acidentes nos tanques e tubulações, alagamento e inundação, quebra de vidros da propriedade, danos elétricos pelas variações de tensões (por picos ou quedas de energias elétricas), danos à equipamentos estacionários (máquinas mais fixas, como uma impressora gráfica) e móveis (como empilhadeiras e guindastes), roubo de bens e valores (com evidências de invasão e respeitando as exigências) danos de placas solares, impactos de veículos que venham a colidir com a estrutura da empresa”, fala.
Por fim, Priscilla reforça que indiferente do tipo de cobertura, da apólice, das assistências, o primeiro passo é a empresa ver a importância. “Não há como você ter uma estrutura e viver com o receio dos possíveis prejuízos, muitas vezes de alto valor, de grandes proporções e transtornos e que podem ser evitados, contratando o seguro empresarial e contanto com o apoio do corretor qualificado”, finaliza.
Os tipos de coberturas para Planos de Responsabilidade, Planos de Lucros Cessantes, dicas e informações sobre o seguro empresarial estão disponíveis de forma gratuita no curso sobre seguro empresarial: “Como vender seguro empresarial: todo negócio precisa de proteção”.
Serviço
Curso: “Como vender seguro empresarial: todo negócio precisa de proteção”
Gratuito
Inscrições:https://redelojacorr.com.br/seguro-empresarial/?utm_source=imprensa&utm_medium=referral&utm_campaign=seguro-empresarial
Sobre a Lojacorr: A Lojacorr é a maior rede de Corretoras de Seguros do Brasil. O seu modelo de negócios disruptivo conecta corretoras de seguros a mais de 40 companhias seguradoras por meio de sua plataforma digital, oferecendo acesso a um amplo portfólio de produtos e soluções, suporte operacional, comercial e estratégico. Entre as soluções, a Lojacorr oferece acesso a seguros de diversos ramos, campanhas, formação, sistema de gestão, central de negócios, acesso via multicálculo, eventos exclusivos, aprendizagem prática com auxílio de Unidades, Assessoria Backoffice, Assessoria Jurídica, entre outras. Fundada em 1996, a empresa se dedica a oferecer os melhores recursos em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, por meio de 61 Unidades, a Lojacorr possui cerca de 500 mil segurados, assistidos por mais de 6 mil profissionais em suas corretoras de seguros, que atuam em mais de 4.500 municípios. Tendo como sede em São Paulo (SP) e sede administrativa em São José dos Pinhais (PR), a empresa conta também com 300 colaboradores (sede e unidades). A Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul e é certificada pelo Great Place to Work.
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