Brasil,

Outsourcing tem muito espaço para crescer

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gerson Genaro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Nossa aposta é que os outsourcings de TI e aplicativos tenham um crescimento de pelos menos dois dígitos, por um motivo simples – Em um cenário de crise ou mesmo economicamente desafiador, as empresas vão seguir incansavelmente buscando reduções de custo e foco naquilo que realmente agrega valor ao seu negócio principal, e o outsourcing se encaixa perfeitamente nesta estratégia, destaca Fernando Gamboa, diretor senior do gA (Grupo ASSA), uma das maiores consultorias internacionais, líder no mercado de Digital Business Transformation.

Qual o perfil das empresas que buscam o outsourcing? Quais vantagens podemos considerar sobre isso?

Quando falamos do mercado brasileiro de outsourcing de TI, o que vemos são empresas que buscam nesta estratégia uma forma de reduzir custos recorrentes e melhorar a produtividade dos processos e atividades transferidas para uma empresa especializada. Uma empresa que faz outsourcing de suas atividades de TI se beneficia com utilização de metodologia especifica para a função, consegue escalabilidade em termos de atendimento, horários flexíveis com equipes dedicadas, elimina custos de recrutamento e seleção das atividades de suporte e tudo isso é feito sem que a empresa abra mão do controle nem da qualidade do serviço. Além disso, o outsourcing permite que os recursos da organização, tanto tecnológicos quanto intelectuais, possam se voltar exclusivamente para o core business da empresa, aumentando produtividade e, principalmente, sua competitividade no mercado.

Uma empresa que contrata serviços de outsourcing de uma empresa especializada conta, ainda, com o oferecimento constante de inovações e melhorias. Por exemplo, quando o governo libera uma atualização fiscal qualquer, nós entendemos quais são as mudanças e nos preparamos para aplicar isso aos clientes de outsourcing. Como a atualização é praticamente a mesma para todos, conseguimos fazer isso com um custo bem mais em conta e nossos clientes se beneficiam disso. Quando fazemos uma melhoria de performance em algum aplicativo que é bem aceita por um cliente, oferecemos a mesma melhoria aos outros...este intercambio constante de inovações e melhorias é muito saudável para os negócios de nossos clientes.

Em termos conceituais, podemos dizer que a terceirização e o outsourcing representam exatamente o mesmo tipo de prática?

Conceitualmente não são a mesma coisa e a diferença está no que se transfere à outra empresa. No Brasil, o termo outsourcing está muito voltado para tecnologia da informação e ainda para algumas áreas estratégicas do negócio, como RH e contabilidade; Uma definição muito usada fora do Brasil é a de que o outsourcing é o uso estratégico de recursos externos para atividades relacionadas ao negócio principal da empresa. Outra diferença é que no outsourcing a empresa continua gerenciando o que está sendo feito, enquanto que na terceirização as atividades são integralmente repassadas e gerenciadas por outra empresa.

Como está dividido o interesse do cliente quando se opta por terceirizar ? A maior parte da procura se concentra dentro do país ou a internacionalização também é requisitada?

Quando falamos do outsourcing de aplicações de IT, alguns clientes com operações em países latino americanos têm optado por usar este tipo de estratégia regionalmente. Primeiro porque se tem um ganho de escala na contratação do serviço, segundo porque algumas aplicações, como por exemplo a parte contábil, financeira e de consolidação de resultados dos sistemas ERP, são utilizadas em conjunto por vários países, o que torna mandatória a manutenção conjunta destas aplicações. E esta utilização regional também possibilita o compartilhamento mais constante e rápido de inovações; Uma vez aplicada e testada em um país, a inovação é rapidamente replicada nos demais países.

Em relação ao faturamento, como foi o desempenho da empresa em 2016? Se não puder responder com números, especifique o crescimento/encolhimento de 2015 para 2016 em percentual.

Em termos de Brasil, houve uma queda de cerca de 10% na representatividade do país perante o gA global devido à redução nas receitas advindas de empresas locais. Por outro lado, esta queda foi bastante contrabalanceada pelo aumento da representatividade de nossos clientes globais que saltaram de 35% do faturamento total do gA para 49%, mostrando um aumento no número de clientes multinacionais com operações no Brasil.

Quais os principais entraves para a expansão do outsourcing no Brasil?

No mercado de TI ainda vemos muitos decisores que preferem manter tudo dentro de casa, bastante reforçado pelo receio de que os contratos de outsourcing possam ter custos ocultos que vão sendo revelados futuramente. No entanto, trata-se de uma visão que acaba comprometendo o foco do cliente no estratégico, roubando tempo e concentração dos recursos em seus negócios e áreas de atuação. Em termos de custos, o outsourcing gera uma redução principalmente se consideramos a mitigação do risco de obsolescência tecnológica e o aumento da produtividade através de recursos especializados.

Como equilibrar as práticas de outsourcing para atender aos empresários com a otimização dos custos e processos sem afetar as condições de trabalho dos empregados?

A chave para isso é a especialização. Em termos de outsourcing de aplicativos, uma empresa que se dedica a esta prática consegue armar um modelo de trabalho que consegue treinar e reter funcionários especializados para este tipo de serviço, oferecendo uma carreira atraente para profissionais de TI. Sempre que falamos de TI se imaginam projetos com prazos curtos, ritmos alucinantes de trabalho e hora extra como regra...para quem quer trabalhar com TI e ter uma vida mais regrada e previsível, com horários que permitam um bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, o outsourcing é uma excelente opção. E isso vale também para quem quer trabalhar em horários alternativos, uma vez que a maior parte dos outsourcings de TI oferece serviço 24X7 o ano todo, e para quem quer ter contato com diferentes culturas sem sair de casa ou do escritório, uma vez que este tipo de serviço permite que ele seja prestado em modalidade remota de qualquer lugar!

Em sua opinião, qual é a projeção para os próximos anos sobre a prática dos serviços de outsourcing/terceirização em nosso país, considerando um cenário econômico verdadeiramente desafiador?

Nossa aposta é que os outsourcings de TI e aplicativos tenham um crescimento de pelos menos dois dígitos, por um motivo simples – Em um cenário de crise ou mesmo economicamente desafiador, as empresas vão seguir incansavelmente buscando reduções de custo e foco naquilo que realmente agrega valor ao seu negócio principal, e o outsourcing se encaixa perfeitamente nesta estratégia.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar