ANS cria grupo multidisciplinar para combate ao excesso de peso
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou no dia 30/03 a primeira reunião do grupo multidisciplinar que irá conduzir o Projeto de Enfrentamento da Obesidade na Saúde Suplementar. O grupo terá seu trabalho pautado em estudos científicos publicados no Brasil e no exterior e nos dados do Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) da saúde suplementar, amplo estudo realizado pelo Ministério da Saúde e pela ANS.
“Dados do Vigitel apontam um excesso de peso e obesidade entre beneficiários de planos de saúde. A construção de diretrizes e de diagnósticos em conjunto com as entidades do setor é fundamental para elaborarmos ações de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças voltadas para a obesidade, incluindo a infantil”, explicou Karla Coelho, diretora de Normas e Habilitação do Produtos da ANS.
De acordo com o Vigitel Brasil 2015 (último relatório publicado), os beneficiários de planos de saúde estão fumando menos, consumindo mais frutas e hortaliças e se exercitando mais, mas ainda sofrem com o sobrepeso e a obesidade. A proporção de indivíduos com sobrepeso cresceu 12,5% e a de obesos 36% desde 2008, ano em que foi feito o primeiro levantamento.
“Sabemos que o problema não tem uma única causa, ele é multifatorial, e que a solução não pode vir de uma única instituição, nem mesmo apenas do setor da saúde. É preciso envolver outros setores, como o da indústria alimentícia e o da educação”, disse Raquel Lisbôa, gerente geral de Regulação da ANS.
Segundo Katia Audi, gerente de Monitoramento Assistencial da Agência, o objetivo final do grupo é “desenvolver um projeto de enfrentamento do sobrepeso e da obesidade reunindo diretrizes que apontem para a integração entre procedimentos de prevenção e cuidado da obesidade, compondo uma diretriz única, à qual as operadoras de planos de saúde possam seguir”. A gerente também ressaltou que o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS prevê coberturas obrigatórias a beneficiários com problemas de sobrepeso e obesidade, com garantia a profissionais de saúde de diversas especialidades, como Nutrição e Psicologia.
Participaram do encontro as seguintes entidades: Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – ABESO; Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM; Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP; Serviço Social do Comércio – SESC; Serviço Social da Indústria – SESI; Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS; Conselho Federal de Educação Física; Portal Panelinha e Ministério da Saúde, além de pesquisadores e técnicos da ANS.
O encontro foi realizado a oito dias do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07/04. Além do combate ao sobrepeso e obesidade, a ANS aproveita a ocasião para fomentar entre os entes regulados a discussão sobre a depressão, tema da campanha lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Veja aqui no Espaço da Operadora o material preparado pela Agência para a conscientização sobre os dois temas.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário