7 indícios que você precisa migrar para uma solução omnichannel
Faça o diagnóstico em sua empresa e identifique se ela apresenta um dos indícios citados.
O consumidor de hoje, além de estar bem mais informado busca por uma experiência personalizada no relacionamento com as marcas. Esse é o pressuposto principal do omnichannel. Você já pode ter lido muito sobre as vantagens de uma gestão integrada de canais e seus benefícios. Mas sabe reconhecer os sinais que indicam que a sua companhia está precisando unificar os seus canais de relacionamento com o cliente? A Plusoft, empresa brasileira pioneira no desenvolvimento de soluções de relacionamento com clientes dentro do conceito omnichannel, elaborou abaixo um índice de sete sinais para facilitar o seu diagnóstico.
1.Tornar o atendimento ao cliente mais inteligente
Otimizar processos é um mantra repetido dentro das empresas, mas muitas vezes deixado apenas no discurso. A integração de canais em uma única solução, sugerida pelo omnichannel, proporciona uma gestão mais inteligente do relacionamento com o cliente, estabelecendo novas métricas que podem ser acompanhadas de perto pelos gestores e em tempo real. A aplicação do conceito omnichannel, aliada a uma estratégia de Big Data, ainda auxilia no cruzamento de dados ricos e na captura de insights para a companhia.
2.Observar o aumento das interações por diferentes canais e o uso de mais de um canal para a resolução de uma demanda
Digamos que o seu negócio esteja crescendo exponencialmente e sua equipe de atendimento esteja se sentindo sobrecarregada. Sua empresa passa perder a confiança do consumidor por uma série de fatores: demora no atendimento de demandas, soluções entregues pela metade, entre muitas outras. Ao utilizar uma solução omnichannel, parte do atendimento pode ser automatizado de forma personalizada para o cliente, como no uso de APP’s e chats virtualizados, por meio de um Assistente Virtual Inteligente.
3.Obter acesso a dashboards online
Com as informações armazenadas por computação na nuvem é mais fácil ter acesso aos dados geradas a partir das interações com os clientes. Além disso é possível ter acesso em tempo real às informações, proporcionando um aumento da eficácia operacional.
4.Investir em novos canais de interação com eficiência
Consumidores com os da geração MIllennial, por exemplo, costumam interagir por mais de um canal, tais como: chat, sms e redes sociais. Uma solução omnichannel pode ajudar na descoberta de novas oportunidades a partir do conhecimento do comportamento do cliente e investir em novos canais de relacionamento, mas de maneira integrada. Assim, os dados gerados por diferentes pontos de contato com o consumidor, organizados e integrados, permitem que a gestão dentro desses novos canais seja otimizada, o que não aconteceria caso estas informações ficassem dispersas ou confinadas apenas ao departamento responsável pelo canal.
5.Aumentar a retenção de clientes e gerar mais vendas, além de reduzir custos operacionais
De posse das informações sobre o comportamento do cliente é possível esmiuçar estes dados e encontrar oportunidades que muitas vezes passam batidas. Uma solução omnichannel vai permitir que sua marca esteja mais presente na vida do consumidor em momentos que antes nem o cliente, nem os gestores da marca poderiam ter pensado, aumentando assim as chances de concretizarem vendas. Mas para alcançar esse objetivo é preciso se debruçar sobre os dados disponíveis do consumidor.
6.Obter acesso rápido e fácil as informações coletadas das interações com clientes
Como mencionado acima, a computação em nuvem possibilita uma agilidade maior pelo fato das informações serem encontradas com mais facilidade pelos atendentes.
Outra grande vantagem é a economia nos custos. Em comparação com os modelos anteriores de implantação, a computação em nuvem dispensa a infraestrutura tradicional e equipamentos físicos que encarecem a manutenção e o armazenamento de dados.
7.Incentivar o engajamento com a marca
Ao unificar os canais de relacionamento da sua empresa, a comunicação com o cliente se torna mais fluída e o discurso da marca ganha mais força proporcionando um recall de marca maior e aumentando a chance de engajamento dos clientes. Pense da seguinte forma – quanto mais integrados forem os canais, maiores as chances de sua mensagem chegar com eficácia ao seu cliente. Não esqueça de que uma experiência única e contínua, bem desenvolvida, é a chave para o cliente retornar e recomendar a sua marca espontaneamente.
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