Soluções inovadoras devem gerar valor às empresas
Quando falamos sobre tecnologia e o universo digital, é visível que praticamente todos os dias surge algo novo que prende nossa atenção para entendermos do que se trata e como será o impacto dessas novidades. Isto pode ocorrer em razão de um novo aplicativo, um novo sistema, uma nova funcionalidade em seu celular, um modelo mais moderno de TV, um computador melhor que o anterior, tanto no âmbito pessoal, quanto profissional. O mercado nos cobra, a vida nos cobra, o mundo nos cobra. É por isso que estar sempre atualizado é tão essencial.
Imagine, então, como é para o mundo dos negócios ter que lidar com tantas inovações surgindo de forma tão frenética. Uma coisa é certa: mais cedo ou mais tarde, as empresas se dão conta de que os processos de negócios precisam acompanhar esses avanços da tecnologia. Desta forma, os serviços continuam sendo prestados de acordo com as novas expectativas dos clientes, além de tornarem-se aptos a atender um patamar mais alto de exigência.
Algumas organizações já perceberam essa movimentação de mercado e resolveram investir. Uma delas é uma grande cervejaria, que firmou uma parceria com a TIVIT ao perceber a necessidade de aprimorar o sistema de controle de vendas. A solução encontrada? Projetos de big data que irão auxiliar a empresa de bebidas a definir estratégias de venda e marketing de seus produtos, com muito mais agilidade e de forma muito mais assertiva.
Outro exemplo de sucesso é o caso da Mitsui Sumitomo Seguros, que encontrou na TIVIT a parceria que buscava para apoiar sua estratégia de expansão. Agora, com recursos de cloud computing, a empresa obteve diversos ganhos, como a capacidade de escalar e flexibilizar a disponibilidade de seus recursos, além de ter a possibilidade de gerar cotações mais rapidamente e com um maior volume.
Em ambos os casos, é preciso observar algo extremamente importante: as empresas entenderam a necessidade de modernização, mas levando sempre em consideração a estratégia de negócio. Resumidamente, o que quero deixar claro é que um processo não pode apenas se limitar ao avanço digital por si só. Este importante passo, na realidade, deve agregar valor ao negócio como um todo, principalmente gerando melhor experiência ao cliente da empresa.
E não se engane: não são apenas as grandes empresas que têm esse tipo de preocupação. Uma pesquisa internacional da Xerox revelou que as pequenas e médias empresas admitem que perdem mais tempo em processos que envolvem o uso excessivo de papéis e, por isso, metade delas pretende implantar equipamentos e soluções “paper-free”. Ainda de acordo com o levantamento, 41% das PMEs norte-americanas iniciaram há pouco tempo seus planos para digitalizar fluxos.
Se você faz parte da liderança de uma empresa e tem dúvidas sobre a necessidade de aperfeiçoar fluxos de trabalho com o auxílio de soluções digitais, recomendo que você comece dando uma olhada em uma recente matéria que listou cinco tópicos para auxiliar na percepção sobre a necessidade de implantar soluções mais modernas e que tragam mais praticidade à rotina de trabalho.
Entre esses tópicos, dois chamaram bastante a minha atenção: tarefas que demandam mais tempo do que o necessário e descontrole sobre a produtividade da equipe. Isso porque, entre todos os itens, talvez esses sejam os dois que tenham maior relação com a necessidade de renovação de processos, já que estão diretamente ligados com a lucratividade.
E tenho certeza de que, assim como eu, você também não vê lógica em arriscar tudo o que uma empresa poderia ganhar, além, claro, dos lucros que ela já tem, por receio de se render ao novo mundo da digitalização. Não é verdade? Sem mudanças, não há desafios. E sem desafios, não há aprendizado.
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