Reverta os impactos negativos dos feriados nos negócios e saia no lucro
Especialista mostra estratégias para que os pequenos negócios consigam minimizar os prejuízos nas datas comemorativas que caem em dias de semana
Este ano, nove feriados prolongados poderão impactar diretamente a economia. Se por lado, o setor de turismo prevê um faturamento de R$ 21 bilhões, na contramão, os segmentos da indústria e do comércio varejista devem perder juntos cerca de R$ 70,5 bilhões até o final do ano, de acordo com as entidades ligadas aos setores. Diante desse cenário, micro e pequenas empresas devem estar atentas para aproveitar as oportunidades e diminuir os prejuízos.
O problema dos feriados em dias de semana é que muitas pessoas aproveitam para prolongar o descanso e emendar com o fim de semana. “Nestes dias dois setores são os que mais sofrem: o comércio, que é obrigado por lei a fechar as portas ou tem que pagar o dobro dos custos trabalhistas, e a indústria que paralisa a produção, aumentando os custos operacionais”, contextualiza a analista do Sebrae Minas Paula Bento.
Mas há também quem esteja rindo à toa. O setor de turismo prevê um crescimento de 8 a 14% no segmento com o aumento das expectativas e possibilidades de viagens. “São hotéis, agências de viagens, empresas de transporte, bares e restaurantes que esperam faturar mais com a movimentação dos turistas principalmente durante os feriados”, explica Paula.
Para a analista do Sebrae Minas, as micro e pequenas empresas devem estar atentas ao calendário para se planejar. Conheça algumas dicas e estratégias para reverter os efeitos negativos do período:
- Planeje campanha promocionais antecipadamente: aproveite os dias que antecedem os feriados para vender produtos com preços atrativos que podem ser necessários em períodos de recesso. Como por exemplo, protetor solar, roupas de banho, acessórios e cosméticos;
- Redistribua as metas diárias de vendas: uma vez que o número de dias úteis será menor ao longo do mês, o ideal é alterar as metas dos funcionários e motivá-los a cumpri-las;
- Aproveite a internet para fazer divulgar produtos e serviços: redes sociais, e-commerce e aplicativos de mensagens instantâneas podem despertar o interesse do cliente, que terá mais tempo disponível para dar atenção às promoções e definir os produtos que desejam comprar;
- Prepare as vitrines e use fachadas e portas dos estabelecimentos como outdoors: mesmo com as portas fechadas, estar com uma vitrine atrativa pode ser um diferencial para que o cliente volte e compre. Além disso, cartazes e adesivos podem chamar a atenção das pessoas a conhecerem ou se conectarem com as marcas nas redes sociais.
Dias da semana que cairão os feriados em 2017
Segunda-feira: Dia Mundial do Trabalho (1º de maio) e o Natal (25 de dezembro)
Terça-feira: Carnaval (28 de fevereiro) Dia de Nossa Senhora do Carmo (8 de dezembro em BH)
Quarta-feira: Dia da Proclamação da República (15 de novembro)
Quinta-feira: Corpus Christi (15 de junho), Dia da Independência do Brasil (7 de setembro), Dia de Nossa Senhora Aparecida / Dia das Crianças (12 de outubro) e Finados (2 de novembro),
Sexta-feira: Paixão de Cristo (14 de abril), Tiradentes (21 de abril) e Assunção de Nossa Senhora (8 de agosto em BH)
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