Controles internos em favor do negócio
Especialista explica como os processos de auditoria podem impulsionar empresas
“Monitoramento contínuo pode resultar em oportunidades ao negócio. Com estratégias e com o método correto é possível evitar grandes perdasLocal: São Paulo, SP
Projetos de auditoria e de controles internos compõem um lado altamente importante das consultorias de gestão de riscos e governança corporativa e representam, tanto quanto a prevenção de fraudes e análises sobre conduta ética, uma efetiva minimização de perdas e até mesmo impulso na lucratividade das empresas e organizações.
De acordo com Elcio Benevides, economista e CEO da consultoria GRCompliance, as áreas de processos e ética formam uma essencial inteligência de conformidade para estabelecer práticas de integridade, principalmente, na recuperação e prevenção de perdas.
Os principais riscos aos quais as empresas são expostas, segundo Benevides, estão nas áreas financeiras - principalmente em processos de pagamentos - de suprimentos e comercial. Entretanto, diversas outras áreas de uma organização podem ser afetadas por falhas ou falta de controles internos, a depender do modelo de negócio.
Nesse contexto, a atuação de uma auditoria interna pode evoluir para implementação ou melhorias dos controles e eficiência dos processos em todas as áreas contempladas pelas análises. Para o CEO pode-se dividir em algumas fases principais o andamento desses projetos.
“Inicialmente, tem-se uma atividade detectiva e de mapeamento dos riscos inerentes ao negócio, por meio de uma metodologia internacional, para avaliar a exposição da companhia aos riscos residuais. Após este mapeamento, e com priorização dos riscos de maior exposição, define-se um plano de auditoria interna e realiza-se testes de auditoria para verificar de forma assertiva a materialização dos riscos identificados. Por fim, é feita uma proposição de melhorias nos processos, sistemas e ferramentas internas a fim de que se estabeleça um dinamismo de prevenção a perdas e até mesmo de recuperação de valores”, resumiu Benevides.
Segundo o CEO, para os riscos de maior exposição será necessário um monitoramento contínuo. “O monitoramento contínuo pode resultar em oportunidades ao negócio. Com estratégias e com o método correto é possível evitar grandes perdas”, recomendou Benevides.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>