O jogo da negociação
Conheça as estratégias que podem render acordos comerciais vantajosos para os microempreendedores individuais
Em tempos de crise e dinheiro escasso, uma boa gestão financeira pode garantir o vigor de uma empresa. Tão importante quanto comprar e vender, é negociar. Por isso, um negócio vantajoso é quando todos ficam satisfeitos e se estabelece uma relação de parceria e um clima de confiança entre comprador e fornecedor.
Fechar negócio com fornecedores nem sempre é tarefa fácil, pois, na maioria das vezes, torna-se um “jogo de interesses”. Enquanto o comprador quer baixar o preço, quem fornece defende a qualidade para mantê-lo. Já quando o fornecedor quer encurtar os prazos de pagamento, quem compra luta para estender datas e diminuir juros.
De acordo com analista da Unidade de Atendimento do Sebrae Minas Andreza Capelo, um dos principais erros acontecem quando o Microempreendedor Individual (MEI) espera o produto acabar para repor o estoque, o que o coloca em situação de emergência e o obriga a comprar de qualquer forma. É também muito comum acontecer desse empresário não manter contato com mais de um fornecedor, ficando a mercê do parceiro. “Aceitar as condições oferecidas sem barganhar nada diferenciado é outro erro comum”, destaca.
Planejar sempre
É necessário que o MEI compreenda a importância de realizar compras planejadas, com a qualidade necessária, preços e prazos de pagamentos adequados, buscando melhores resultados para o negócio. O planejamento das compras envolve a seleção criteriosa do que deve ser comprado, a análise da procedência da mercadoria e o relacionamento com os fornecedores, além da importância da negociação para se obter melhores preços e condições.
Para orientar os empreendedores, a analista do Sebrae Minas lista quais decisões são importantes para melhorar a negociação com os fornecedores:
- Faça um levantamento exatamente do que precisa comprar antes de cada negociação e crie limites – de orçamento, de volume, de prazos – essa ação ajuda a entender quando uma promoção do fornecedor faz ou não sentido para você. Ela ajuda a determinar o que é uma boa compra;
- Tenha sempre três fornecedores para cada tipo de produto. Ainda que haja um fornecedor preferido, é importante ter outros e fazer contato com eles a cada nova cotação. Afinal, não é interessante ficar “na mão” de uma única empresa;
- Mantenha um cadastro de fornecedores atualizado, e uma planilha com lançamentos de compra realizada, prazos negociados, valores, descontos e dados da entrega. Consulte o cadastro antes de se encontrar com o fornecedor para novas compras. Assim, você sabe exatamente como foram as últimas negociações e pode se preparar melhor.
- Mostre ao fornecedor que você está atento às condições trabalhadas. Já no início da negociação, fale sobre as últimas compras. Se tiver aumentado a quantidade, indique isso e pergunte se há alguma condição especial.
Gratuita
Para orientar os empreendedores sobre a importância de realizar compras planejadas, buscando melhores resultados para o negócio, o Sebrae Minas promove, no dia 14 de fevereiro (terça-feira), das 13h30 às 17h30, a oficina gratuita “MEI: Como comprar melhor dos seus fornecedores”. A capacitação é realizada em Contagem e as inscrições podem ser feitas pelo (31) 3392-7630, nos pontos de atendimento do Sebrae Minas ou no www.sebrae.com.br/minasgerais.
Ponto de Atendimento do Sebrae Minas, em Contagem
Av. João César de Oliveira,1434
Eldorado
Contagem/MG
Inscrições gratuita: (31) 3392-7630/7629
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>