No Espírito Santo, mais de um terço dos profissionais formados pelo programa "Porteiro Amigo do Idoso" são mulheres
Mulheres representam mais de 35% dos profissionais capixabas que passaram pelo programa, iniciativa pioneira e gratuita do Grupo Bradesco Seguros
Mais de um terço das portarias de condomínios residenciais de Vitória e Vila Velha são ocupadas por mulheres. É a tendência apontada pelo programa "Porteiro Amigo do Idoso", iniciativa pioneira e gratuita do Grupo Bradesco Seguros que visa a capacitar esses profissionais a oferecer soluções e cuidados adequados às necessidades de moradores idosos. Dos mais de 170 porteiros capacitados pelo programa no estado do Espírito Santos, 35% são mulheres. Proporcionalmente, é a maior presença feminina do programa, que também está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Essa participação tende a aumentar: até março, Vitória receberá mais duas turmas do programa. Com metodologia de ensino desenvolvida pelo Senac RJ, as aulas serão realizadas em fevereiro (dias 6, 8 e 10) e março (13, 15 e 17) no bairro Bento Ferreira - Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, nº 2077. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (27) 3325-8222. Para participar do programa, o porteiro deve estar autorizado pelo síndico.
Com duração de 12 horas, divididas em três dias, a capacitação inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos. Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, são utilizados de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.
Lançado há seis anos em Copacabana, no Rio de Janeiro, o programa chegou em 2015 ao Estado do Espírito Santo. Segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população capixaba na faixa de 60 anos ou mais corresponde a aproximadamente 11% do total - próximo aos 13% da média nacional. Ainda segundo o IBGE, até 2050, a estimativa é que essa população triplique, o que significa que, para cada grupo de dez pessoas, cerca de três serão idosas.
-- O programa "Porteiro Amigo do Idoso" faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar. Essa iniciativa colabora também para que os porteiros se tornem ainda mais amigos dos idosos e entendam o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos -- explica Eugênio Velasques, Diretor do Grupo Bradesco Seguros.
O "Porteiro Amigo do Idoso" foi desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros, sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Segurador para questões relacionadas à longevidade.
Pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) com os participantes do curso revelou que 86% tiveram suas expectativas superadas, 92% avaliaram o programa "Porteiro Amigo do Idoso" como ótimo e 92% o recomendariam a outros profissionais.
Sobre o Grupo Bradesco Seguros
O Grupo Bradesco Seguros, conglomerado segurador da Organização Bradesco, lidera o mercado de seguros brasileiro, com atuação em âmbito nacional nos segmentos de Seguros, Capitalização e Previdência Complementar Aberta. O programa Porteiro Amigo do Idoso está inserido entre as ações desenvolvidas pelo Grupo Bradesco Seguros - como o Fórum da Longevidade e o Circuito da Longevidade - que têm como objetivo difundir a importância da prática regular de exercícios físicos, adoção de hábitos saudáveis e difusão de conhecimento sobre envelhecimento ativo, como pilares para a conquista da longevidade com saúde, qualidade de vida, bem-estar e planejamento financeiro. A iniciativa visa preparar o porteiro a oferecer melhores servi ços ao público longevo, contribuindo para a valorização da cidadania.
Sobre o Sistema Fecomércio RJ
O Sistema Fecomércio RJ é composto pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, pelo Senac RJ e pelo Sesc RJ.
A Fecomércio RJ é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e tem como objetivo representar os interesses do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado. Desta forma, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico, social e político do Rio de Janeiro. O setor possui, cerca de 350 mil estabelecimentos, o que representa 62,2% dos empreendimentos comerciais fluminenses. Do total, 80% são microempresas. É o segmento que mais emprega, gerando 2 milhões de empregos formais, o que corresponde a 42,6% dos postos de trabalho com carteira assinada no Estado.
O Senac RJ
O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 70 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio. Atualmente, é referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 70% de empregabilidade nos últimos anos, e investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho. Com 39 unidades em todo o estado do Rio, de 2010 a 2015 o Senac RJ passou de 89 mil para 153 mil alunos.
O Sesc RJ é o braço social do Sistema Fecomércio RJ. Tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida do comerciário, da sua família e da sociedade. Oferece acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e responsabilidade social. Possui 21 Unidades de serviço, quatro Unidades hoteleiras (Copacabana, Nogueira (Petrópolis), Nova Friburgo e Teresópolis), em 12 municípios do estado do Rio de Janeiro, e 11 unidades itinerantes (4 - BliblioSesc, 6 - OdontoSesc, 1 - CineSesc).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>