10 dicas para empreender e ter sucesso em 2017
Empreender com segurança é possível, mas requer planejamento e que um passo seja dado por vez
““Quem quer empreender e ter sucesso, precisa começar simplificando alguns processos. Trata-se de um investimento baixo, mas com excelente retorno”, diz Joannes Righetto, diretor da ZIP Automação
O primeiro passo para quem quer empreender ainda esse ano é montar um planejamento e estudar o cenário atual brasileiro. Para muitos especialistas, 2017 será um ano de mudanças e de retomada. Portanto, a hora pode ser boa para apresentar uma nova ideia ao mercado.
É preciso ficar atento às tendências para os próximos anos e também a alguns pontos fundamentais o sucesso de para novos negócios.
Novas tendências para um novo ano
As inovações tecnológicas, certamente, ganharam espaço para ampliar em 2017, assim como produtos e serviços voltados aos novos consumidores, a chamada geração Millennial.
É preciso enxergar esse novo público como cliente em potencial, entender como eles pensam e como querem ser atendidos.
A automatização de processos também está em alta, pois a palavra da vez é otimização. “Isso é fundamental tanto na gestão de negócios como no atendimento a clientes”, diz Joannes Righetto, diretor da ZIP Automação , e-commerce brasileiro do segmento de automação comercial. “Quem quer empreender e ter sucesso, precisa começar simplificando alguns processos. Trata-se de um investimento baixo, mas com excelente retorno”, completa.
A ZIP Automação (http://www.zipautomacao.com.br), trabalha com a venda de impressoras fiscais e não fiscais, equipamentos SAT Fiscal, leitor de código de barras, impressoras de etiquetas, relógios de ponto e balanças. Ou seja, otimização de processos que ajudam a controlar e gerir pequenos e grandes negócios, minimizando erros de controle.
O segmento de saúde e nutrição também cresceu em 2016 e a tendência é que continue em destaque em 2017. Lojas de produtos naturais, supermercados focados em orgânicos e outros produtos similares são exemplos.
E-commerces também, mas para que se destaquem, é preciso que ofertem soluções e, claro, atrativos para seus clientes. Segundo estudos, 58% dos compradores adicionam mais produtos no carrinho de compras para conseguirem frete grátis, por exemplo. Isso significa que a tecnologia pode ser inserida no novo perfil de consumidor, que é antenado, moderno e quer ser valorizado.
Como ser um empreendedor de sucesso
Passo 1: tenha uma ideia
É necessário desenvolver a ideia do negócio antes de investir ou solicitar crédito: quais são os custos para o negócio funcionar? Será necessário capital de giro? E ponto comercial? Basta ter um site ou é preciso investir em outras formas de estar presente na internet? Em quanto tempo os custos serão pagos?
Passo 2: tenha certeza
Estude bastante o segmento e tenha certeza de que se sentirá realizado em trabalhar nessa área. Quando você faz o que ama, o trabalho torna-se mais leve e as crises de segunda-feira acabam.
Passo 3: entenda seu cliente
Outras perguntas fundamentais são: quem é seu cliente? Sua ideia realmente irá ajudá-lo? E como fazer sua ideia chegar nele? O preço da sua ideia está adequado a esse consumidor?
Esses são apenas alguns exemplos de perguntas que todo empreendedor precisa responder antes de abrir a carteira.
Os dois passos iniciais fazem parte do chamado plano de negócios que, segundo o Sebrae, é o passo inicial para todo aspirante a empreendedor.
Passo 4: tire do papel
Após fazer o planejamento e estudar a área que deseja entrar, o empreendedor precisa tirar a ideia do papel. Não dá para ficar parado e esperar oportunidades aparecerem. Muitas vezes, para o negócio começar, é necessário um mínimo investimento – e o empreendedor não pode ter medo dessa etapa.
Passo 5: conte com as pessoas certas
Ninguém consegue abrir um império sozinho. Contrate as pessoas certas, profissionais competentes. Evite pedir ajuda a amigos ou depender de conhecidos que conhecem o mínimo sobre o assunto. Você precisará de experts para se destacar entre tantas empresas e ideias inovadoras.
Passo 6: seja diferente
As expectativas dos consumidores modernos estão cada vez mais altas. Não basta ter um protocolo de atendimento. É fundamental atender cada caso como um caso único e especial. Baseie-se em empresas inovadoras no capital humano, como Nubank e Uber.
Lembre-se que a propaganda negativa se espalha mais rapidamente do que a positiva. Por isso, evite ignorar reclamações, contar mentiras ou brigar com seu cliente.
Passo 7: invista para crescer
Se for necessário, busque financiamento. Tem horas em que a empresa estagna – ela já está conhecida, mas não tem forças para ir para a frente. Assim, é necessário buscar financiamento para contratar equipe, comprar imóvel, veículo, matéria prima, investir em marketing.
Faça o mesmo planejamento feito anteriormente: verifique como será paga a nova despesa, qual será a previsão de pagamento, entre outras questões.
Passo 8: formalize-se
Se ainda não for formalizado, já passou da hora de se formalizar. Isso é essencial para crescer.
A legalização de uma empresa é essencial para que ela possa crescer e prosperar. Decidir o tipo jurídico da empresa, definir o faturamento estimado e estabelecer a quantidade de funcionários são alguns passos para formalizar o negócio.
Passo 9: modernize-se
Invista em tecnologia sempre que necessário. “Algum processo está exigindo tempo demais? Automatize-o”, sugere Righetto, da ZIP Automação.
Passo 10: não desanime
Dificuldades existem em qualquer área. A diferença do empreendedor de sucesso para o empreendedor que fracassa é que o primeiro sabe a hora de pedir ajuda, a hora de esfriar a cabeça e a hora de ir em frente.
Muitas vezes, um profissional de coaching pode ajudar a definir metas e abrir seus olhos para caminhos que podem fortalecer seu negócio. A regra é não desanimar.
Website: http://www.zipautomacao.com.br/
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