Dica para quem quer se tornar franqueado: o novo perfil busca empreendedores cada vez mais qualificados
A advogada especializada em Franchising Melitha Novoa Prado, que há quase 30 anos presta consultoria jurídica preventiva a franqueadoras e ministra cursos diversos, percebe que há uma movimentação de quem já é franqueado em busca de conhecimento nos cursos de extensão universitária e também de quem deseja abrir uma franquia, para não começar ‘no escuro’. Na visão dela, essa é a melhor notícia para para a profissionalização do sistema
Há algumas situações que levam um investidor a desejar se tornar franqueado: a) ele quer ter seu negócio próprio; b) ele perdeu o emprego e vê na franquia uma oportunidade, c) ele quer ser franqueado, mas já tem em mente que pode ser um multifranqueado, com várias lojas da mesma marca ou operando algumas marcas diferentes. “É claro que existem outras – e inúmeras – motivações, mas estas três clássicas nos dizem muito sobre o perfil do investidor. E não podemos negar que essas pessoas são muito diferentes umas das outras”, diz Melitha Novoa Prado, consultora jurídica especializada em relacionamento de redes.
Em sua experiência de quase 30 anos como advogada de redes franqueadoras – como China in Box, Divino Fogão, TransFolha, Água Doce, Amor aos Pedaços, entre outras – , ela observou de perto a evolução das franqueadoras e dos franqueados. “E posso dizer que fico muito feliz quando, hoje, entro em uma classe de MBA para ministrar aula e presencio franqueados compondo metade dos alunos”, fala ela.
O que Melitha quer dizer é que, apesar de ainda haver quem queira comprar uma franquia apenas porque perdeu o emprego, existem inúmeros empreendedores que apostam nesta forma de negócio de maneira profissional, estando dispostos a investir não só dinheiro de uma rescisão, mas conhecimento, tempo e dedicação pessoal ao desenvolvimento do negócio. “E estes, certamente, terão um desempenho muito melhor, porque agregarão teoria de gestão à prática”, comenta.
Esse novo perfil de franqueado já é bastante desejado pelas marcas mais cobiçadas do mercado. “Existem franqueadoras que realmente estão em busca de franqueados e aceitam qualquer perfil na rede – o pior erro de expansão que se pode cometer, porque esta franquia dará errado, certamente, se o franqueado for selecionado erroneamente. Mas, também existem aquelas em que há mais candidatos do que oportunidades e, assim, elas escolherão os mais capacitados. O conhecimento, neste caso, ajuda até na hora de uma decisão por parte do franqueador”.
Para finalizar, Melitha Novoa Prado dá uma última dica a quem deseja abrir uma franquia ou para aqueles que já são franqueados: “Procurem conhecer histórias de grandes franqueados – ao invés de se fixarem apenas nas de grandes franqueadores. Há inúmeros empreendedores e empreendedoras bem sucedidos, que comandam verdadeiras redes dentro de redes – ou aqueles que são felizes com suas duas, três lojas. O importante é encontrar-se profissionalmente, amar o que se faz e investir sempre em sua melhoria pessoal e profissional contínua”.
Sobre o escritório Novoa Prado Consultoria Jurídica
O escritório Novoa Prado Consultoria Jurídica atua há quase 30 anos com redes de franquia e varejo, de maneira preventiva e com foco no relacionamento de redes.
A advogada Melitha Novoa Prado é um dos nomes mais importantes do franchising no Brasil, sendo pioneira em consultoria jurídica para o sistema.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>