FMI e Focus divergem sobre crescimento do Brasil
Fundo diz que expansão será de apenas 0,2% e mercado financeiro local aposta em alta de meio ponto em 2017
Economistas consultados pela pesquisa Focus e técnicos do Fundo Monetário Internacional (FMI) divergem em relação ao nível de recuperação da economia brasileira neste ano. Entre analistas do mercado financeiro doméstico, a previsão é de que o Produto Interno Bruto (PIB) apresentará expansão de meio ponto percentual neste ano, devendo avançar para 2,2% em 2018.
Já o crescimento esperado pelo FMI situa-se agora em apenas 0,2%, segundo seu relatório divulgado nesta segunda-feira. Na estimativa anterior, divulgada em outubro, o FMI projetava alta de 0,5% da economia brasileira.
O FMI refez sua previsão porque o desempenho da economia brasileira foi pior que o esperado em 2016, comprometendo parte da reação deste ano. A estimativa do próximo ano é também menor do que a prevista pelo mercado local: 1,5% de alta.
O fraco desempenho da economia brasileira, que há dois anos fecha no terreno negativo, afeta também a taxa de crescimento regional da América Latina e Caribe como um todo, a ponto de agora a expansão projetada ser de 1,2% e não mais de 1,6% que constava do relatório de outubro. No próximo ano, a região deve registrar alta de 2,1%. Assim como o Brasil, também a Argentina puxa o desempenho fraco da região. A piora na expectativa de crescimento na América Latina "reflete, em certa medida, expectativa de recuperação mais fraca no curto prazo da Argentina e do Brasil, após desempenhos de crescimento mais baixos do que esperados no segundo semestre de 2016", confirma o FMI.
O crescimento global modesto tem ainda outros atores importantes. No seu relatório, o FMI destaca as condições financeiras mais apertadas dos Estados Unidos, incertezas no México, em virtude do efeito Donald Trump, e a deterioração contínua na Venezuela. No caso do México, o FMI prevê avanço do PIB de 1,7% em 2017 e de 2% em 2018. A economia deve ser fortemente afetada pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que planeja rever acordos comerciais e construir um muro na fronteira entre os dois países.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário