Pesquisa da Progic com a Indicafix mostra que 54% das empresas enfrentam desafios para se comunicar com seus colaboradores
Daniane Bergamini, Igor Vazzoler e Rodrigo Cabral_Créditos Divulgação
Estudo indica ainda crescimento da área de Comunicação Interna, desafios na liderança e investimentos crescentes em novos canais digitais
A Comunicação Interna Trends 2025, pesquisa conduzida pela Progic, empresa líder de comunicação corporativa, em parceria com a Indicafix, revela que o maior desafio das empresas é o alcance da comunicação, citado por 53,9% dos gestores, especialmente para aquelas que possuem grande número de colaboradores operacionais e sem acesso a dispositivos digitais. O estudo também ilustra que o desengajamento da liderança como comunicadora aumentou, sendo mencionado por 50,1% dos respondentes, ao mesmo tempo em que 58,8% das companhias não possuem programas estruturados para apoiar a comunicação dos gestores.
Esses dados reforçam a urgência de estratégias voltadas à capacitação e ao fortalecimento da liderança na disseminação das mensagens internas. “A Comunicação Interna nunca foi tão estratégica. As empresas estão investindo mais, adotando novas tecnologias e buscando formas eficazes de engajar seus colaboradores. No entanto, desafios como o alcance da comunicação e a participação ativa da liderança ainda precisam ser superados. Para 2025, vemos um cenário promissor, em que há a busca pelo equilíbrio, inovação e humanização, tendo um impacto real na cultura e nos resultados do negócio”, afirma Igor Vazzoler, CEO da Progic.
Com a participação de profissionais de empresas de diferentes portes e segmentos, o levantamento também traz tendências e investimentos que moldarão o setor ao longo do ano. Nesse sentido, os dados também mostram a transformação dos canais de Comunicação Interna trazendo insights, por exemplo, sobre o uso do WhatsApp, que por anos foi um dos meios de comunicação mais adotados, e apresentou queda no uso corporativo, sendo utilizado por 56,1% das empresas - uma queda de 2% em comparação à 2024. Em contrapartida, a TV Corporativa, a Intranet e os Podcasts continuam ganhando espaço, com aumento de 10,6%, 5,2% e 4,6% respectivamente. Essa movimentação evidencia uma migração para canais mais interativos, segmentáveis e mensuráveis. Por isso, entre as maiores expectativas de investimentos em novos canais, estão em alta, os Podcast com 26,3% das intenções, a TV Corporativa com 18% e a Rede Social Corporativa com 17,3%.
Os números também mostram que o futuro da Comunicação Interna no Brasil é promissor, já que 72,3% dos profissionais enxergam a área como um setor em crescimento e estratégico, com 38,1% planejando adotar novas soluções inovadoras, incluindo inteligência artificial e maior digitalização. No entanto, desafios como baixa mensuração de resultados, em um cenário em que 40% das empresas não acompanham indicadores de CI, e a falta de descentralização da comunicação interna, ainda precisam ser superados. “O estudo mostra que, para 2025, as empresas que conseguirem equilibrar inovação tecnológica com uma comunicação mais estratégica e humanizada terão uma vantagem competitiva no engajamento e retenção de talentos”, completa o CEO da Progic.
Sobre a Progic:
A Progic é líder em tecnologia para comunicação interna no Brasil e marca presença em mais de 15 países na América Latina, Europa e África. Conta com mais de 800 clientes e alcançando diariamente mais de 1.000.000 de pessoas ao redor do mundo. Por meio do Caqui, uma plataforma multicanal de comunicação corporativa que inclui TV corporativa, aplicativo, e-mail e desktop, a Progic auxilia empresas a se conectarem com 100% de seus colaboradores através de uma comunicação unificada, dinâmica e moderna, contribuindo para o aumento do alinhamento com a cultura e os objetivos da empresa. Acesse o site da Progic e saiba mais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário