Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O que está por trás da crise em operadoras de planos de saúde no Rio de Janeiro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letícia Teixeira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O que está por trás da crise em operadoras de planos de saúde no Rio de Janeiro

Presidente da Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB), Alessandro Acayaba de Toledo, analisa a situação e propõe soluções para melhorar a sustentabilidade do setor

Depois da Unimed Nacional, mais uma operadora de saúde suplementar enfrenta dificuldades para manter a sustentabilidade de suas operações. Agora, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deu à operadora de saúde Golden Cross um prazo de 30 dias para realizar a venda de sua carteira de planos de saúde e dentários. A comercialização de novos planos pela empresa também foi suspensa.

A crise da Golden Cross reflete um momento delicado para o setor no Rio de Janeiro, que já enfrenta problemas com outra operadora de grande porte, a Unimed Ferj. Juntas, as duas empresas atendem cerca de 700 mil clientes de planos médicos e 100 mil de planos odontológicos, o que representa um impacto significativo no terceiro maior mercado de saúde suplementar do Brasil, com 5,5 milhões de usuários.

Para Alessandro Acayaba de Toledo, presidente da Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB) e especialista em direito e saúde, as crises enfrentadas pela Golden Cross e pela Unimed Ferj são um reflexo de problemas estruturais que se acumulam há anos no setor. "Estamos falando de operadoras que, por diversos motivos, não conseguiram se adaptar às crescentes demandas do mercado, à inflação médica e à necessidade de gestão mais eficiente dos custos. Esses problemas, quando não resolvidos, acabam por afetar não apenas a saúde financeira das empresas, mas também a qualidade do serviço prestado aos beneficiários", analisa Acayaba.

Um dos maiores desafios enfrentados pela Unimed Ferj, que possui uma base de 500 mil clientes, é a dívida acumulada de cerca de R$2 bilhões com hospitais, clínicas e médicos do estado. Segundo Acayaba, dívidas como essa acabam gerando um efeito cascata, prejudicando a confiança da rede de prestadores de serviço e tornando o ambiente de saúde suplementar ainda mais instável.

"A falta de liquidez afeta diretamente a capacidade das operadoras de honrar contratos com hospitais e médicos, o que gera atrasos nos pagamentos e dificulta a manutenção da qualidade do atendimento. Isso impacta tanto os clientes, que enfrentam uma rede credenciada mais limitada, quanto os prestadores, que veem sua sustentabilidade ameaçada", complementa o presidente da ANAB.

De acordo com Acayaba, é necessário que o setor de saúde suplementar como um todo adote medidas mais robustas para garantir sua sustentabilidade a longo prazo. “Enquanto os planos de saúde se tornam cada vez mais essenciais para os brasileiros, esse tipo de degaste gera tensões que precisam ser resolvidas. É necessário um compromisso de todas as partes envolvidas para equalizar essas questões e garantir a sustentabilidade do sistema”, finaliza.

As dificuldades enfrentadas por operadoras como a Golden Cross e a Unimed Ferj colocam em risco o atendimento de cerca de 800 mil usuários no Rio de Janeiro. Em um mercado tão relevante para a saúde suplementar nacional, as repercussões podem se estender a outras operadoras, fornecedores e, principalmente, aos pacientes, que dependem de um sistema funcional para garantir acesso a tratamentos de qualidade.

Sobre a ANAB

A Associação Nacional das Administradoras de Benefícios - ANAB, como o nome indica, é uma associação de âmbito nacional que, investida na representação jurídica da categoria econômica em questão, congrega 20 associadas registradas perante a ANS como administradora de benefícios. De acordo com a ANS, há cerca de 170 administradoras de benefícios cadastradas no país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

800 caracteres

Security code Atualizar

Enviar
:D:lol::-);-)8):-|:-*:grrr::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh: