Brasil,

3 desafios da Engenharia 4.0 e como as startups podem ajudar a solucioná-los

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria dos Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

3 desafios da Engenharia 4.0 e como as startups podem ajudar a solucioná-los

Crédito: Freepik

Especialista aponta desafios da nova engenharia e como as startups podem auxiliar na implementação eficaz da quarta geração do setor

A engenharia 4.0, também conhecida como engenharia de quarta geração, é uma nova era na indústria marcada pela automação, inteligência artificial e conectividade. Ela oferece mais eficiência nos processos, melhores resultados e solução personalizada de demandas. Embora essas tecnologias ofereçam muitas oportunidades para melhorar a qualidade dos processos de produção, também apresentam alguns desafios significativos.

A Andrade Gutierrez, multinacional especializada em infraestrutura, reconhece a importância da novidade, mas afirma que está em processo de migração. "Ainda existem muitos desafios para a implementação da quarta geração da engenharia, como questões de segurança de dados, manuseio de ferramentas e uma eficaz integração de sistemas", comenta André Medina, responsável pelo Vetor AG e Superintendente de Inovação da Andrade Gutierrez.

Muitas vezes disruptivas, as startups podem oferecer soluções inovadoras para os desafios em diferentes áreas, ajudando diversos segmentos, inclusive o da engenharia, para que se tornem mais eficientes e modernos. “As startups são fundamentais para a criação de soluções e tendem a ser responsáveis por diversas inovações importantes hoje e no futuro”, continua o superintendente de inovação.

Juntando alguns dos principais desafios existentes quanto à implementação da Engenharia 4.0, André separou três soluções viáveis através da conexão de empresas e startups de inovação. Confira:

Integração de sistemas

Um dos desafios da engenharia 4.0 é a integração de muitos sistemas diferentes, como sensores, robôs e sistemas de automação. “Para que os processos ocorram corretamente, os sistemas precisam funcionar de forma harmoniosa. Startups entram como solução desse problema com soluções voltadas a comunicação ponta a ponta entre diferentes sistemas, garantindo eficácia”, aponta Medina.

Segurança

Com a quantidade crescente de dados gerados pelos sistemas de engenharia 4.0, existe uma preocupação com a segurança das informações. “Com cada vez mais conectividade, os sistemas podem se tornar vulneráveis a ataques cibernéticos. Startups que desenvolvem tecnologias de proteção para esses sistemas estão diretamente colaborando com os avanços da engenharia no Brasil”, pontua o executivo.

Conhecimento em tecnologia

Por último, um dos grandes desafios da Engenharia 4.0 é o manuseio de ferramentas que requerem habilidades e conhecimento, como inteligência artificial e robótica. “Para se tornarem competitivos no mercado atual, os engenheiros devem aprender a mexer com tecnologias avançadas. As startups podem ajudar fornecendo treinamento e desenvolvendo ferramentas que tornem essas tecnologias mais acessíveis e fáceis de usar”, finaliza.

Sobre o Vetor AG

O Vetor AG é o primeiro programa de inovação aberta do setor de engenharia e construção. Além de participar no desenvolvimento de projetos inovadores internos da Andrade Gutierrez, o Vetor AG é o ponto de conexão da AG com as soluções inovadoras do mercado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar