A modernização do mercado passa por revisar a jornada do cliente
Andress Barão, da Mutuus Seguros, traz suas expectativas para 2025
O Seguro Gaúcho segue ouvindo expoentes do mercado de seguros. O objetivo é traçar as expectativas dos executivos sobre tecnologia, inteligência artificial, insurtechs, novos produtos... enfim, tudo o que pode acontecer no mercado em 2025.
Para o CEO da Mutuus Seguros, Andress Barão, a modernização passa pela revisão do processo de cotação, contratação e gestão de seguros. Segundo ele, revisar o olhar para a jornada do cliente é, sem dúvida, algo fundamental.
SG - Nos últimos anos estão ocorrendo diversas transformações no mercado segurador com o aparecimento de novos produtos e de novas tendências. Na sua avaliação, qual deverá ser a grande novidade ou a maior inovação do setor para 2025?
ANDRESS - Os maiores desafios do mercado segurador ainda residem na distribuição e na eficiência da relação entre cliente-corretor-seguradora.
Sempre há espaço para produtos novos; contudo, entendo que já existem bons produtos de seguro no mercado, e é a sua jornada de cotação, contratação e gestão de seguros que está presa no passado.
O Nubank é um grande exemplo: com um produto existente há muitos anos, soube melhorar sua jornada através do seu canal de clientes e alcançou, com isso, um grande sucesso. Precisamos acabar com cotações em Word e Excel. Revisar o olhar para a jornada do cliente é, sem dúvida, algo fundamental.
Vivemos um momento de consolidação dos LLMs de Inteligência Artificial (Large Language Models), como o ChatGPT e tantas outras ferramentas que estão surgindo. Hoje é evidente que existe uma grande quantidade de trabalho repetitivo nas corretoras de seguros e seguradoras, e boa parte dessas atividades pode ser assumida por “agentes de IA”, que passam a desempenhar essas funções.
SG - Com as mudanças tecnológicas, regulatórias e as novas demandas dos consumidores, na sua opinião, quais estratégias as empresas devem adotar para se manterem competitivas nesse novo cenário?
ANDRESS - Não existe uma “bala de prata” que resolva todas as dores de uma empresa de uma só vez. É uma coisa de cada vez, um processo de cada vez, de forma contínua.
Um dos pilares para a manutenção da competitividade é ativamente buscar sair da zona de conforto e buscar melhorias em cada processo existente na empresa. Ou seja, dar um passo para o lado e ter um olhar crítico sobre a forma como as coisas estão sendo feitas. Particularmente, gosto muito de conversar com o time sobre suas rotinas de trabalho e tento identificar onde boa parte do tempo de cada pessoa é dedicada para cada atividade. A partir disso, é mais fácil identificar onde estão os gargalos da eficiência.
SG - Para você, o que mais te marcou este ano de 2024 quando falamos de mercado de seguros?
ANDRESS - A consolidação da abertura do mercado em relação a cooperativas e associações de seguros é algo que vejo com bons olhos. Ainda há muita discussão sobre isso entre corretores e seguradoras; entretanto, é inegável que há espaços não atendidos pelo mercado segurador, e isso naturalmente permite que esses espaços sejam preenchidos por outras soluções. Como acredito que a distribuição é um grande desafio, vejo essa abertura como uma oportunidade importante.
SG - Diante dos resultados apresentados em 2024, o que a empresa pode projetar para 2025?
ANDRESS - A Mutuus Seguros vem crescendo a uma média impressionante de 74% ao ano desde 2018, atendendo mais de 63 mil empresas até o momento. Nosso objetivo para 2025 é manter esse ritmo de crescimento constante, aprofundar as melhorias em nossa tecnologia e trazer inovações que possam facilitar ainda mais a jornada dos nossos clientes.
Focamos nosso atendimento exclusivamente em empresas e continuaremos expandindo nosso portfólio de produtos na plataforma. Atualmente, já oferecemos soluções como seguro garantia, seguro de carga, seguro de vida e risco de engenharia. Para 2025, estamos preparando algumas novidades interessantes que certamente agregarão ainda mais valor para os nossos clientes e atenderão às demandas de um mercado em transformação.
Nosso compromisso é seguir inovando, mantendo a proximidade com nossos clientes e proporcionando soluções cada vez mais eficientes e adaptadas às suas necessidades.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário