Dia do leitor: Líderes revelam livros que impulsionaram seus negócios em 2024
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4 executivos indicam obras essenciais sobre marketing, negócios e gestão de loja para tirar o planejamento do papel
A internet é uma grande aliada no aprendizado diário, mas uma boa leitura tem o poder de expandir o conhecimento e moldar a mentalidade empreendedora. Além de aprofundar temas de interesse, os livros ajudam na preparação para o futuro e nas tomadas de decisões. No Dia do Leitor, comemorado em 7 de janeiro, 4 especialistas compartilham suas principais recomendações de leitura sobre empreendedorismo, marketing, negócios e gestão para aplicar em 2025, com o objetivo de transformar planos em ações e iniciar novos negócios.
Confira as dicas:
Otimização dos Times de Marketing
Victor Dellorto, CEO da Deskfy, primeira plataforma especializada em processos de marketing do Brasil, recomenda dois títulos que contemplam os caminhos para quem quer investir em uma comunicação mais assertiva e ágil em 2025:
O Build, de Tony Fadel, é um livro para quem busca sair da zona de conforto. Considerado o “pai do iPod e do iPhone” e um ícone do Vale do Silício, o autor traz um olhar sobre como criar produtos que fazem a diferença e compartilha sua experiência liderando grandes equipes, abordando empreendedorismo, inovação e pensamento disruptivo.
Outro clássico que vale a leitura é O Monge e o Executivo, de Joe Weller, ex-presidente da Nestlé americana. Apesar de ser um livro bem conhecido, ele nunca deveria sair das estantes de leitura pelo potencial de te tirar do automático e provocar uma transformação interna. Um livro capaz de mudar a forma como você lidera e também como equilibra a vida profissional e pessoal nesse mundo tão agitado.
Criação de Campanhas Assertivas
Carolina Fernandes, CEO da Cubo Comunicação, um hub completo de soluções integradas de marketing 360º, apresenta um título que aborda sobre estratégias de marketing e como utilizar a economia criativa nos negócios:
O livro nada mais foi escrito por ela, A Tecla SAP do Marketês, traz sua perspectiva, e a como descomplicar o marketing para grandes empreendedores. Para pessoas da área da comunicação até um bom curioso, podem desfrutar e aprender de vez o conceito de marketing no mercado. O livro aborda jargões do meio da comunicação, explica alguns conceitos e inclui dicas de como utilizar a linguagem digital e ferramentas de IA.
Gerenciamento de lojas
André Seibel, CEO do Circuito de Compras – Feira da Madrugada, o maior shopping popular da América Latina, apresenta duas obras essenciais para quem deseja empreender em 2025, com foco na construção de negócios e gestão de lojas.
A primeira recomendação é A Lógica do Consumo, de Martin Lindstrom, que explora como os elementos psicológicos e emocionais influenciam as decisões de compra. Com base em estudos de neuromarketing, o autor revela as estratégias utilizadas pelas marcas para criar desejo e fidelidade dos consumidores.
A segunda indicação é Gestão do Amanhã, de Sandro Magaldi e José Salibi Neto. O livro aborda como as empresas devem se adaptar às mudanças tecnológicas, culturais e de mercado para se manterem relevantes. Com insights práticos, oferece estratégias valiosas para os líderes enfrentarem os desafios da gestão empresarial.
Valorização do Cliente
Felipe Gomes, diretor de marketing da Cartpanda, plataforma especializada em e-commerce, apresenta duas obras que abordam a importância do e-commerce para o crescimento das empresas, junto a uma jornada de cliente eficiente:
O primeiro título citado é DotComSecrets: O Playbook Subterrâneo para Crescer Seu Negócio Online, escrito por Russell Brunson. O livro tornou-se uma referência essencial para empreendedores que desejam escalar seus negócios online. Brunson apresenta um manual estratégico que ensina como construir funis de vendas eficazes para atrair, engajar e converter clientes. Ele foca em temas como: Psicologia do Cliente e Tráfego.
Já no segundo livro, Felipe nos traz o "O Jeito Disney de Encantar Clientes", de Theodore Kinni. Um guia prático que explora os bastidores de um dos maiores exemplos de excelência no atendimento ao cliente, oferecendo insights valiosos para quem deseja criar uma jornada do cliente inesquecível. Mostra como a companhia se tornou uma referência global em experiência do cliente, oferecendo insights valiosos para empresas que desejam aplicar esses princípios em seus próprios negócios.
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