Principais tendências para o seu e-commerce em 2025 (Destaque)
Com o fim de 2024, está na hora de montar estratégias para o seu negócio online vender mais no próximo ano
Seu e-commerce está preparado para iniciar 2025 vendendo? Segundo o relatório The Global Payment Report, as lojas online no Brasil terão, até 2027, um valor de mercado superior a R$900 bilhões, número 23% maior do que o projetado em 2023 Para acompanhar esse crescimento, é importante ter muito claro o que a sua empresa pretende daqui em diante.
Todo fim do ano traz consigo reflexões sobre as conquistas daquele período, mas também é importante usar esse tempo - e energia - para começar a desenhar o que a sua empresa pode fazer de diferente em 2025 para alcançar melhores resultados. Quem trabalha com o digital sabe da velocidade em que as coisas mudam e a necessidade de estar sempre atualizado. Uma ferramenta que grandes empresas usam, e tem funcionado, é montar um plano estratégico do ano seguinte, para assim visualizar metas e caminhos viáveis.
Um planejamento de marketing eficaz deve considerar diversos aspectos, incluindo objetivos, análises retroativas, tendências e estratégias. Ao definir esses pontos de forma clara, a execução do plano torna-se mais simples e direcionada.
Pensando nisso, Melissa Pio, CEO da TEC4U, empresa especializada em soluções 360°, falou sobre o valor de um plano bem feito. “A gente precisa saber o que deu certo e o que deu errado antes de projetar o próximo passo. Mas também temos de estar atentos ao que o mercado nos diz sobre o que pode ser tendência.”, contou Melissa.
O ano de 2024 trouxe lições importantes sobre digitalização e eficiência operacional, destacando a necessidade de adaptar rapidamente os modelos de negócios às novas demandas do mercado. O foco esteve na consolidação de novas tecnologias e na expansão de práticas como a personalização da compra e a entrega expressa, por exemplo. Tendências como a adoção do Pix e o crescimento do social commerce impulsionaram resultados positivos para muitas empresas.
Para 2025, Melissa destaca tendências como o uso humanizado de inteligência artificial, pagamentos por criptomoedas e o fortalecimento de práticas sustentáveis no varejo online. Ferramentas de realidade aumentada devem transformar ainda mais a experiência do consumidor, enquanto conteúdo gerado por usuários (UGC) continuam sendo grandes oportunidades para aumentar engajamento com o seu público. Além disso, o omnichannel seguirá como um diferencial competitivo, conectando o ambiente online e offline de forma fluida.
Para incorporar essas tendências ao seu negócio, é crucial investir em tecnologias que personalizem a experiência do cliente, como chatbots mais avançados e plataformas de análise de dados. Outra estratégia importante é reforçar a presença digital em redes sociais, aproveitando recursos como lives e lojas virtuais. Além disso, adotar práticas sustentáveis, como embalagens eco-friendly, não só atende às expectativas dos consumidores, mas também contribui para a reputação da marca.
Agora que já está mais clara a importância de um bom planejamento de marketing para o próximo ano, a CEO da TE4U listou aqui 3 dicas bônus de tendências que estarão em alta em 2025:
1-Personalização de produtos e experiências
Com a concorrência cada vez maior e mais empresas vendendo produtos e serviços similares, é fundamental que a sua empresa se destaque de alguma forma. A experiência do cliente com o seu negócio tem de ser única ao ponto deste não pensar em outra marca na hora de comprar de novo aquele determinado produto.
2-Entregas cada vez mais rápidas
Os prazos de frete estão cada vez menores. Quem nunca comprou algo e recebeu no dia seguinte? Ou até no mesmo dia? Investir em logística para acelerar esse processo pode destacar a sua loja e fazer ser a primeira escolha do consumidor.
3- Trabalho com influenciadores
A parceria com influenciadores, mesmo os microinfluenciadores, tem se consolidado como uma estratégia poderosa para impulsionar vendas e aumentar a credibilidade da marca. Esses criadores de conteúdo têm a capacidade de estabelecer uma conexão genuína com seus seguidores, o que torna suas recomendações mais confiáveis e efetivas. Além disso, os microinfluenciadores, por possuírem nichos específicos e audiências engajadas, podem ser uma escolha mais estratégica e acessível para marcas que buscam alcançar públicos segmentados
Agora é o momento de refletir sobre o que foi feito até aqui e como você pode usar essas lições para construir um plano de marketing mais sólido e alinhado com as tendências de 2025. Aproveite a oportunidade para repensar estratégias, otimizar processos e preparar sua empresa para o que está por vir. O próximo ano traz desafios e oportunidades, e é hora de se preparar para aproveitá-los da melhor maneira.
Sobre a TEC4U
A TEC4U propõe inovações para o seu negócio no ambiente digital. A empresa oferece serviços de tecnologia, consultoria, operações e marketing. Com o propósito de otimizar toda a jornada do cliente, a marca se posiciona como solução ideal para o seu negócio prosperar no digital.
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