Bradesco leva experiência imersiva com foco em educação financeira para colaboradores
A proposta envolve fomentar a educação e a gestão sobre finanças pessoais e profissionais por meio de soluções interativas
São Paulo, dezembro de 2024 – O departamento de Compliance e Gerenciamento de Riscos Não Financeiros, em parceria com o inovabra, ecossistema de inovação do Bradesco, e a startup 4Dmais, desenvolveram uma solução gamificada de realidade virtual para promover a educação financeira entre funcionários e executivos do banco. A iniciativa, apresentada na 2ª edição do “Summit de Educação Financeira”, realizado em 27 de novembro, foi organizada para capacitar os colaboradores em práticas de gestão de recursos financeiros pessoais e profissionais.
Durante a experiência, que ocorreu por meio do “inovabra virtual”, os participantes utilizaram óculos de realidade virtual para explorar cenários financeiros imersivos, tomar decisões e acompanhar em tempo real os impactos de suas escolhas. A jornada começou com a BIA, assistente digital do Bradesco, que coletou informações básicas para identificar o perfil de cada usuário e personalizar a experiência, adaptada às decisões tomadas pelos participantes ao longo da simulação.
“Essa ação é fruto do nosso compromisso em valorizar o desenvolvimento de uma cultura de inovação que estimule as pessoas a pensarem em diferentes soluções para resolver os desafios das suas áreas de atuação. Buscamos usar a tecnologia como uma ferramenta educacional para fomentar equipes cada vez mais capacitadas e atualizadas”, comenta Renata Petrovic, head de inovação do Bradesco.
A abordagem interativa foi projetada com recursos de acessibilidade para garantir a participação de todos os funcionários. Na prática, a iniciativa buscou facilitar e oferecer uma compreensão de conceitos financeiros complexos, essenciais para o desempenho diário das funções dos colaboradores, bem como o empoderamento e o bem-estar financeiro pessoal e profissional.
“Nosso propósito é disseminar os conceitos e práticas relacionadas a educação financeira, com abordagem lúdica e próxima à realidade das pessoas. Com o apoio da Unibrad para embasar os conteúdos e da tecnologia voltada à realidade virtual, podemos simular situações e questões críticas do cotidiano em que precisamos tomar decisões financeiras, contribuindo para apoiar o alcance da autoconfiança na gestão financeira no dia a dia e para a construção da saúde financeira pessoal”, comenta Affonso Taciro, diretor de compliance e gerenciamento de riscos não financeiros do Bradesco.
Posteriormente, a experiência será um laboratório para aprimoramentos, com a possibilidade de aplicação das tecnologias em estratégias voltadas aos clientes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>