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Como a Inteligência Artificial vem mudando a forma como compramos e vendemos online

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raul Fagundes
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Leonardo Silva, IT Consulting Partner da RSM Leonardo Silva, IT Consulting Partner da RSM

*Leonardo Silva

A Inteligência Artificial (IA), antes restrita a imaginação da ficção científica, tornou-se um pilar fundamental dos negócios, e o setor global de e-commerce sendo um de seus maiores beneficiados. Com o mercado em constante expansão, integrar IA não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade estratégica.

Inicialmente, o e-commerce enfrentou desafios como interfaces pouco intuitivas e atrasos logísticos. Hoje, as técnicas avançadas de Inteligência Artificial proporcionam um novo salto evolutivo, otimizando a personalização da experiência do cliente e promovendo uma maior eficiência operacional.

Os algoritmos de IA analisam grandes quantidades de dados para oferecer recomendações personalizadas de produtos, anúncios personalizados e campanhas de marketing direcionadas. Fazem recomendações de produtos, tornando a experiência de compra mais conveniente. O serviço de atendimento ao cliente também está sendo rapidamente transformado com a utilização de modelos de IA generativa, tornando essa experiência consideravelmente mais eficaz do que os chatbots baseados em regras, que muitos consumidores acham insatisfatórios.

Internamente, a IA redefine operações com previsões precisas da demanda por produtos, enquanto a otimização dinâmica dos preços mantém as plataformas competitivas. As operações de marketing se tornam mais eficazes, elevando o ROI por meio de segmentação precisas. Na área de proteção a empresas e consumidores, os algoritmos desempenham um papel fundamental ao detectar e prevenir fraudes.

No Brasil o cenário não é diferente, com o faturamento do e-commerce no país atingindo em 2023, R$ 185,7 bilhões, segundo dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), com ticket médio de R$ 470,00 (um crescimento de 2% em relação ao ano anterior), 395 milhões de pedidos e 87,8 milhões de consumidores virtuais.

A expectativa segue em alta em 2024. Segundo projeções da Abcomm Forecast o faturamento das lojas virtuais no Brasil deve superar os R$ 200 bilhões, com um ticket médio de quase R$ 500,00 e mais de 90 milhões de compradores virtuais. A previsão do crescimento do faturamento dos e-commerce no Brasil é contínua, podendo ultrapassar os R$ 250 bilhões até 2027.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen em 2023, empresas que utilizam recursos de Inteligência Artificial possuem, em média, um crescimento de 15% em suas vendas e de 10% na satisfação do cliente. No segmento de e-commerce, o estudo aponta que 75% das companhias brasileiras já usam algoritmos para traçar o perfil do consumidor, criar anúncios direcionados a diferentes públicos e promover experiências personalizadas. Empresas como Mercado Livre, Ifood e Renner estão despontando com o uso de IA em suas operações.

À medida que os modelos e as soluções continuam evoluindo, o futuro próximo trará aplicações inovadoras, como realidade aumentada, análises preditivas mais precisas e múltiplos agentes de IA colaborando para otimizar cadeias de suprimento. Apesar dos desafios éticos e de privacidade, o comércio eletrônico caminha para uma era ainda mais personalizada e segura, impulsionada pelo poder de IA.

*Leonardo Silva é IT Consulting Partner da RSM, 6ª maior empresa de Auditoria, Consultoria, Tributos e Contabilidade do mundo.


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