Por que as empresas devem aumentar seu orçamento de publicidade durante a Black Friday?
A Black Friday, um dos períodos mais importantes para as vendas on-line globais com números recordes todos os anos, atingiu um total de US$ 70,9 bilhões em todo o mundo em 2023 e, para 46% dos anunciantes, quase 30% das vendas anuais estão concentradas nesse período de promoções, de acordo com dados do WooCommerce.
Números recentes mostram que a temporada de compras está começando cada vez mais cedo: de acordo com a Gallup, um em cada quatro consumidores começa a procurar ofertas já em setembro. Em outras palavras, o aumento significativo no tráfego de usuários cria condições favoráveis para a aplicação de estratégias de retargeting, que podem se tornar duas vezes mais eficazes do que em dias normais. Os usuários inativos, por exemplo, têm maior probabilidade de conversão, especialmente aqueles que aguardam as ofertas para tomar decisões de compra.
Outro fator é o aumento nas taxas de conversão, que são de duas a três vezes maiores durante esse período. “Com o aumento dos orçamentos de anúncios, as empresas estão mais preparadas para captar esse tráfego e obter melhores resultados”, afirma Luiz Civille, Gerente de Parcerias Estratégicas da Yandex Ads Brasil.
Entre as marcas que se destacaram em 2023, a English Home, e-commerce turco de produtos para o lar, obteve um aumento de 72% no ROAS durante a Black Friday utilizando o Yandex Ads Ecomm+, além de uma redução de 35% no CPA. “Esses resultados mostram o potencial de uma estratégia bem ajustada para o período, garantindo melhores retornos e se destacando no competitivo mercado da Black Friday”, afirma o executivo.
Além disso, a competitividade no mercado de anúncios on-line também está aumentando. Um orçamento maior pode fazer a diferença para manter a visibilidade e aproveitar o alto tráfego e as taxas de conversão, ajustando KPIs como tCPA e tROAS para priorizar volumes e a aquisição de novos usuários.
Para maximizar o potencial da data, recomenda-se que os anunciantes aumentem seus orçamentos de duas a cinco vezes em novembro, dependendo do histórico de desempenho. Com essa medida, é possível captar melhor o pico da intenção de compra. No entanto, de acordo com o Medium, o aumento da concorrência também se reflete no custo médio dos anúncios, que pode ser até 43% maior do que em outros meses. A redução dos KPIs (em até 30-40%) é uma estratégia eficaz para evitar a perda de conversões e permanecer competitivo em termos de volume e visibilidade.
Os principais impactos esperados ao tornar os KPIs mais flexíveis incluem maior alcance, aumento das conversões e aquisição de novos usuários. Os dados mostram que, durante a Black Friday, além de um aumento no tráfego, há também um aumento no valor médio do pedido, na taxa de cliques e na taxa de conversão. Esse cenário de alta demanda e alta concorrência exige uma abordagem mais agressiva, ajustando os KPIs e aumentando os investimentos para garantir o crescimento e um retorno positivo durante a alta temporada de compras.
A Black Friday representa uma oportunidade única para os anunciantes capturarem volumes significativos de novos usuários e aumentarem suas conversões. As estratégias de ajuste de orçamentos e KPIs são essenciais para aproveitar ao máximo esse período e, assim, garantir a competitividade em um cenário de intensa demanda.
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