Integração de healthtechs do sistema Unimed na criação da NEXDOM valoriza unificação cultural em projeto com a Weird Garage
Líder no fornecimento de softwares de gestão para o sistema Unimed, a NEXDOM nasceu de um projeto envolvendo seis empresas diferentes e mais de 300 colaboradores
Em um movimento que destaca a importância da cultura para o sucesso de fusões e aquisições, a NEXDOM se uniu à WG (Weird Garage) em um projeto de unificação cultural que envolveu colaboradores que atuavam em seis empresas diferentes na formação de uma nova healthtech com valuation de R$ 250 milhões. A NEXDOM nasceu a partir da junção de players atuantes no fornecimento de softwares de gestão para todo o sistema Unimed, em um processo amadurecido ao longo de dois anos a partir de uma iniciativa da Unimed Brasil.
Com mais de 300 colaboradores divididos em Estados diferentes e responsável por atender mais de 50% das operadores do Sistema Unimed, a NEXDOM apostou na unificação cultural para superar possíveis desafios e consolidar a nova marca. O projeto com a WG foi estruturado em três fases principais: diagnóstico cultural, planejamento estratégico e comunicação para celebração e disseminação da nova cultura.
Cada uma das empresas que compõem a NEXDOM trouxe suas próprias práticas e valores, formando um mosaico cultural que representa a complexidade do setor de tecnologia em saúde. No entanto, essa diversidade vem acompanhada de um desafio: unificar culturas distintas sem perder as individualidades que fortalecem a inovação e o desempenho de cada área. De acordo com pesquisas de instituições como McKinsey e Bain & Company, mais de 70% das fusões que não priorizam a cultura enfrentam dificuldades significativas, como queda de produtividade, perda de talentos e desmotivação entre equipes.
“A cultura é a base da inovação e da coesão em qualquer organização, e o trabalho da WG com a NEXDOM é um exemplo de como transformar essa base em uma força propulsora de crescimento sustentável. Nosso foco foi criar uma cultura única e inclusiva, respeitando as diferenças e construindo uma identidade que une todos em torno de um propósito comum”, afirma Juliana Alencar, CEO da WG.
Com a meta de chegar a 80% de todo o Sistema Unimed em três anos e, posteriormente, abrir as portas para outras operadoras do mercado de saúde suplementar, a NEXDOM tem como foco adotar as melhores práticas e tendências da tecnologia para fornecer interoperabilidade entre as unidades conectadas pelo Brasil. Com uma operação que já nasceu grande, com faturamento na casa de R$70 milhões, a unificação cultural tem sido um ponto-chave:
“O foco da NEXDOM é a convergência tecnológica, e para ser implementada precisamos também convergir diferentes culturas e estilos de negócio em um denominador comum. Acreditamos que esse processo feito com muito estudo e atenção é determinante para o sucesso da operação”, avalia o CEO da NEXDOM, Daniel Torres.
O processo começou com um diagnóstico cultural envolvendo os mais de 300 colaboradores e líderes das empresas envolvidas na fusão. Com entrevistas e workshop, o objetivo foi entender as diferenças culturais, as aspirações e os valores de cada empresa, permitindo mapear os pontos fortes que deveriam ser preservados e os ajustes necessários para uma integração harmoniosa.
“Por meio de um diagnóstico profundo e do engajamento de colaboradores em todas as fases, conseguimos assegurar que a diversidade cultural se torne uma fonte de força e união. Um projeto como esse não apenas facilita a adaptação, mas também posiciona a nova empresa para crescer com coesão e clareza cultural”, explica Luiza Arntsen, PMO da WG.
Na sequência o projeto teve um momento de formalização e planejamento estratégico, incluindo a definição dos valores essenciais da nova cultura, a elaboração de um manifesto cultural e a criação de políticas e práticas, além da organização da estrutura de governança. A última fase envolveu a implementação de uma estratégia de comunicação interna robusta, com campanhas de engajamento, eventos e ações de integração para celebrar e solidificar a nova cultura.
“Hoje, enfrentamos diversos desafios do mercado, como concorrentes, mudanças nos algoritmos e tendências de comportamento. Já perdemos diariamente para o mercado e para diversas variáveis que não conseguimos controlar. Ter o projeto de unificação cultural no guideline estratégico no momento da fusão nos impede de perdermos para nós mesmos”, conclui Juliana Alencar.
Sobre a NEXDOM
A NEXDOM Healthtech nasceu da integração entre os cinco líderes em softwares de gestão para operadoras ligadas ao sistema Unimed: Zitrus, Unio, Unimed do Brasil, Unimed Federação Paraná e Unimed Fortaleza, com apoio financeiro da Unimed Participações. Com o objetivo de integrar em um só sistema ERP todas as cooperativas da Unimed no Brasil, a NEXDOM foi lançada representando mais de 50% do mercado, com faturamento anual de R$70 milhões e mais de 300 colaboradores em todo o país. Os softwares gerenciados pela empresa são usados em mais de 140 operadoras no Brasil que atendem 6,5 milhões de beneficiários de planos de saúde Unimed.
Sobre a Weird Garage
A Weird Garage (WG) é uma garagem de inovação dedicada à capacitação executiva, unificação e transformação cultural, ajudando empresas a evoluírem para suas melhores versões e se prepararem para liderar o futuro com sucesso. Atuamos com projetos de unificação cultural, fundamentais para empresas em processos de fusão e aquisição, promovendo integração e alinhamento estratégico. Nossos programas educacionais hands-on em design de times e Team Building fortalecem a colaboração e o desempenho organizacional. Além disso, oferecemos trilhas de liderança e pílulas de conhecimento para desenvolver líderes com as habilidades necessárias para moldar o futuro de forma adaptável e eficiente. Nosso propósito é inspirar empresas e indivíduos a viverem seu melhor, alcançando resultados excepcionais e contribuindo para a construção de um futuro melhor.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>