Blindagem patrimonial precisa de contabilidade especializada para economizar tributos
Seja numa holding ou num planejamento sucessório, a contabilidade é uma etapa importante na hora de definir as alternativas, pensando nos tributos e estratégias
Um processo de blindagem patrimonial, em que uma pessoa ou uma empresa criam estratégias legais para proteger os bens e os direitos de possíveis riscos futuros, precisa de uma boa contabilidade especializada, não só para contribuir nas melhores tomadas de decisão para a blindagem, mas, também, para ajudar a minimizar os efeitos e impactos dos impostos. Seja numa holding ou num planejamento sucessório, a contabilidade é uma etapa importante na hora de definir as alternativas, pensando nos tributos e estratégias. É o que orienta o contador Luis Fernando Cabral, especialista em contabilidade para investimentos, da Contador do Trader.
“A contabilidade para um processo de blindagem patrimonial começa no diagnóstico da situação e no planejamento das ações que serão realizadas, além das alternativas escolhidas”, ressalta o contador Luis Fernando Cabral. De acordo com ele, o planejamento é importante para prever e antever os impostos e tributos que incidirão em cada um dos caminhos a serem tomados, seja na criação de uma holding ou na transmissão de bens através da doação com usufruto, por exemplo. “Cada uma das situações tem uma possibilidade de economia de impostos ou de cobrança.”
O especialista observa a importância de se ter uma assessoria contábil e tributária na hora de abrir uma holding, a fim de se definir qual tipo ela será: familiar, de investimento, de administração de bens e imóveis. “O planejamento sucessório é variável e depende de cada família, cada empresa, cada CPF. Por isso, a assessoria é importante antes de se tomar uma decisão”, ressalta o contador. Luis Fernando pondera ainda a possibilidade dessa blindagem ocorrer em territórios internacionais, em que uma contabilidade especializada poderá indicar a melhor offshore ou conta bancária no exterior, em locais como Uruguai, Ilhas Virgens Britânicas ou Bermudas, entre outros.
Mas, além do diagnóstico pré e do acompanhamento, a contabilidade será importante em momentos como a declaração do Imposto de Renda, seja no Brasil ou, até mesmo, fora do país, no caso de offshore e conta bancária no exterior. “A assessoria ficará atenta aos detalhes, informações, prazos de declaração e ao pagamento dos impostos necessários, assegurando que o cliente esteja tranquilo com relação às suas obrigações tributárias no Brasil ou no exterior. Sem uma contabilidade específica, a estratégia de blindagem patrimonial pode não economizar como se gostaria, não garantir toda a segurança necessária e não desfrutar de todos os benefícios existentes”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>