A importância de seguir normas e regulamentações: Semana Mundial da Qualidade traz o tema “do compliance à performance” em 2024
“Investimento em qualidade facilita auditorias, diminui irregularidades e melhora a satisfação dos clientes”, de acordo com especialista no ramo e CEO da SoftExpert
Anualmente, o Chartered Quality Institute (CQI), maior órgão mundial de profissionais da qualidade, realiza a Semana Mundial da Qualidade, uma campanha anual que conscientiza a profissão globalmente. Em 2024, de 11 a 15 de novembro, o tema escolhido foi do compliance à performance. A iniciativa visa demonstrar a relevância do tema e impulsionar a adoção de práticas que contribuam para a melhora do desempenho corporativo, principalmente em relação ao atendimento ao consumidor. Atuante no setor, a SoftExpert, companhia que fornece soluções para a gestão da excelência e conformidade empresarial, auxilia companhias de diversos segmentos e tamanhos a garantirem qualidade e compliance por meio de tecnologia e soluções em nuvem.
"Todo negócio busca garantir a qualidade de seus produtos e serviços, e ter um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é crucial, independentemente do tamanho da empresa. Essa abordagem assegura a consistência e a evolução dos processos, fortalece a confiança dos clientes, melhora a eficiência operacional e promove uma cultura de excelência dentro da organização”, reforça Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil.
Responsável por auxiliar as empresas nesse processo, a SoftExpert entende que a qualidade tem um enorme valor dentro das organizações e busca resolver as principais dores da área por meio de tecnologia descomplicada, como auditorias, ferramentas da qualidade, planos de ação e adequação à conformidade por meio de certificado de normas como a ISO 9001.
A utilização da plataforma da SoftExpert teve um papel importante para a conquista das certificações Pró Gestão e ISO 9001 para a AmazonPREV, gestora da previdência do Estado do Amazonas, por meio do parceiro local Suporte Gerencial. Para obter melhoria contínua de prestação de serviço e satisfação de clientes, processos como treinamentos, workflows, auditorias, requisitos, planos de ação, formulários e documentos foram automatizados.
Para atender à demanda, a solução da SoftExpert em questão é o EQM, responsável pelo planejamento e controle da qualidade, gerenciamento de documentos, não conformidades e incidentes, entre outros. Para resolver desafios de auditoria, a solução promove automação de processos e coleta de dados, documentação digital e análise de dados, a qual contribui para identificação de padrões e não conformidades proporcionando insights para auditorias internas e externas.
A respeito de ferramentas da qualidade, software de gestão com sistemas integrados, gráficos de controle e análises estatísticas em tempo real permitem que equipes trabalhem juntas compartilhando informações e melhorias de forma instantânea. Já sobre planos de ação facilita a atribuição de responsabilidades e prazos. Além disso, soluções de tecnologia também podem fornecer notificações e alertas automáticos sobre prazos e status das ações.
Para adequar-se à conformidade, é necessário que as empresas invistam em gerenciamento de documentos, rastreabilidade de registros e alterações e treinamentos e capacitação, garantindo que os funcionários estejam cientes das normas e procedimentos necessários. “Dessa forma, a tecnologia não somente simplifica e agiliza os processos de gestão da qualidade, mas também proporciona maior transparência, controle e eficiência, garantindo que as organizações irão atender e manter os padrões de qualidade exigidos por normas como a ISO 9001”, finaliza o CEO.
Sobre a SoftExpert:
Atuante no mercado de softwares para gestão empresarial, a SoftExpert surgiu em 1995. Atualmente, a marca conta com mais de 500 funcionários, 2 mil clientes, 3 milhões de usuários espalhados em todos os continentes em cerca de 50 países, 300 parceiros ao redor do mundo, incluindo alianças estratégicas com empresas como AWS, Baker Tilly e Kodak Alaris, além de unidades de negócios em 12 países, sendo eles Brasil, México, Colômbia, EUA, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália, França, Turquia, Austrália e Portugal.
Isso porque a SoftExpert possui soluções para as empresas que vão desde gestão de negócios e qualidade empresarial até gestão ambiental, de projetos e governamental em somente um contrato para seus clientes, atribuindo a eles maior eficiência, agilidade e economia. Sua presença a nível global evidencia que a SoftExpert adapta sua gama de serviços de acordo com as necessidades das empresas, assim como suas localidades. A plataforma oferece um conjunto de módulos multi-idiomas que se integram para automatizar processos e otimizar diferentes áreas de negócios das organizações. A empresa atingiu nota 4,4 no Glassdoor, buscando agregar boas experiências à jornada de todos conectados com a plataforma.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>