Falhas no Planejamento de Marketing Podem Ser Remediadas Com o Uso de Plataformas de Automação
Ferramentas podem minimizar impactos negativos, apesar de não substituir um plano estratégico bem definido
“Sabemos que construir um plano de marketing consistente é importante para o desenvolvimento de uma empresa. Porém, falhas podem ocorrer e, caso não sejam percebidas rapidamente, acabam provocando impactos importantes, especialmente no caso de campanhas relacionadas as vendas”, analisa Felipe Rodrigues, fundador e CEO da Enviou – plataforma multicanal de automação para o e-commerce.
De acordo com o especialista, no entanto, é possível remediar possíveis falhas de planejamento estratégico de marketing com o uso de ferramentas de automação. "Embora elas não substituam completamente a necessidade de uma estratégia bem definida, vão auxiliar nos momentos de emergência, além de serem especialmente interessantes e auxiliarem na conquista de resultados significativos quando as campanhas estão bem elaboradas”, explica Rodrigues.
O executivo conta que existem algumas boas opções disponíveis no mercado. Entre elas, ferramentas que auxiliam no processo de recuperação de carrinhos abandonados no e-commerce, outras, que que identificam e acompanham automaticamente o fluxo de navegação dos consumidores e recomendam produtos de interesse para compra, soluções que geram gatilhos para compras e outras, que viabilizam a recompra de produtos de uso recorrente.
Segundo Rodrigues, quando essas soluções são empregadas de maneira estratégica e combinada ou mesmo quando são utilizadas para suprir possíveis falhas de planejamento, ajudam a alcançar um aumento de até 50% no volume de vendas da loja online. “No caso do emprego dessas tecnologias em situações adequadas, ou seja, dentro de um plano de marketing estruturado, os benefícios podem ser ainda mais interessantes, visto que as soluções permitem um estreitamento das relações com os consumidores, correção imediata de rota e outras ações”, finaliza o CEO da Enviou.
Mais sobre a Enviou
A Enviou nasceu no início do ano de 2016 por uma necessidade identificada por Felipe Rodrigues: aumentar as vendas, fidelizar clientes, bem como recuperar carrinhos abandonados nas lojas virtuais. A empresa já está integrada a mais de 106 mil plataformas de e-commerce em atuação no mercado e oferece ao lojista online uma série de soluções, além de relatórios que não só auxiliam na alavancagem de vendas, como na tomada de decisões estratégicas para o crescimento das lojas. A Enviou vem crescendo de forma significativa: já são mais de 100 mil lojas atendidas e mais de R$ 1 bilhão em vendas geradas, somando todas as operações. A empresa recebeu em 2017, 2018, 2021 e 2024, o reconhecimento como uma das melhores ferramentas de marketing digital, concedido pela ABCOMM – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico no Prêmio ABCOMM de Inovação Digital.
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