Novembro Azul: ANS reforça a importância do cuidado com a saúde masculina
Prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para vencer o câncer de próstata
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apoia a campanha global Novembro Azul sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, um dos mais frequentes entre os homens brasileiros, e aproveita o marco para ressaltar que o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (lista de coberturas obrigatórias para usuários de planos de saúde) inclui procedimentos como consultas, exames, terapias e cirurgias, para detecção e tratamento da doença.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve registrar cerca de 72 mil novos casos de câncer de próstata entre 2023 e 2025. Para 2024, o Inca estima que serão 71 mil novos casos.
Conhecida por ser uma doença silenciosa, com desenvolvimento lento e assintomático, as primeiras manifestações clínicas podem passar despercebidas. Por isso, é importante observar o histórico familiar de doenças na próstata, bem como a avaliação precoce de um urologista, para iniciar um processo preventivo de acompanhamento.
Além dos exames preventivos, é importante estar atento a sinais de alerta que podem indicar problemas na próstata, como dificuldade para urinar, redução do jato de urina, aumento da frequência urinária, especialmente à noite, fluxo urinário fraco ou interrompido, sensação de que a bexiga não esvazia completamente, sangue na urina ou no sêmen além de dor pélvica ou óssea em casos avançados. Quando diagnosticado nos estágios iniciais, o câncer de próstata tem índices de cura acima de 90%.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos que tenham histórico da doença na família, ou 50 anos sem este fator de risco, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue que avalia a Dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA). Ambos os procedimentos são cobertos pelo Rol.
O Rol também contempla diversos outros procedimentos que, a depender do caso, podem ser solicitados pelo médico assistente do beneficiário. Para conferir os procedimentos cobertos no Rol, consulte o que o seu plano de saúde deve cobrir?
O tratamento vai depender do tipo de lesão encontrada, podendo incluir medicamentos para melhorar o fluxo urinário, terapia hormonal e procedimento cirúrgico.
Prevenção
Segundo o Ministério da Saúde (MS) algumas medidas de vida saudável ajudam a diminuir a incidência de câncer de próstata:
Ter uma alimentação saudável
Manter o peso corporal adequado
Praticar atividade física
Não fumar
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>