Insurance Europe volta a pedir partilha de dados de veículos à Comunidade Europeia
A Insurance Europe e mais nove associações de consumidores, indústria e mobilidade reforçaram o pedido à Comissão Europeia para avançar na legislação que permita a partilha de dados gerados por veículos, enfrentando resistência contínua das montadoras.
Com a renovação do mandato de Ursula von der Leyen, as entidades veem a oportunidade de impulsionar a competitividade europeia com essa regulação essencial.
Setor segurador: importância do acesso aos dados de veículos
As entidades afirmam que o acesso aos dados é essencial para aumentar a concorrência e inovação nos setores automotivo e de mobilidade, contribuindo diretamente para a competitividade europeia. As empresas do grupo Independent Service Providers (ISP), incluindo seguradoras, dependem desses dados para desenvolver produtos e serviços inovadores, garantindo a segurança e a sustentabilidade nas estradas europeias.
Dados de veículos: setores impactados e a urgência de regulação
Nicolas Jeanmart, chefe de Seguros Pessoais e Gerais da Insurance Europe, ressaltou que a falta de acesso aos dados limita o desenvolvimento de soluções para riscos e novas formas de mobilidade, como a direção autônoma. Segundo Jeanmart, a ausência dessa regulamentação afeta a capacidade das seguradoras de promover segurança e inovação.
Mercado de serviços de veículos: visão da Comissão e a competitividade da União Europeia
Mesmo com projeções promissoras de analistas e avaliações internas, o mercado de serviços de veículos na UE tem se desenvolvido abaixo do esperado devido à falta de regulamentação. As associações destacam que o mandato renovado de von der Leyen é o momento ideal para criar um ambiente competitivo, essencial para a economia e a segurança europeias.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>