Casa própria: a aquisição de um consórcio te deixa mais perto de realizar este sonho
A aquisição de um imóvel é o sonho de 87% dos brasileiros, de acordo com dados do último Censo Quinto Andar de Moradia, realizado em parceria com o Instituto Datafolha. Mais do que um investimento, a conquista da casa própria agrega estabilidade, segurança e, acima de tudo, qualidade de vida. Para alcançar este objetivo, o consórcio - que não possui juros - oferece as melhores condições para a aquisição do imóvel, construir, reformar ou, ainda, quitar um financiamento habitacional.
José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, explica que ao optar pela modalidade, o cliente pode escolher entre diversos valores de carta de crédito, de acordo com o seu poder de compra. “Feita a opção, ele pagará prestações mensais fixas junto com um grupo de pessoas com o mesmo objetivo, formando assim uma poupança comum destinada à aquisição do bem, por meio de um autofinanciamento”, afirma.
Possibilidades
Com a proximidade do pagamento do 13º salário, o consorciado pode aproveitar esse recurso extra para fazer uma oferta e tentar a contemplação antecipada da sua cota com o crédito, por lance, ou antecipar o pagamento de algumas prestações, reduzindo o prazo e a dívida. “Para aqueles que recebem esse salário adicional é uma forma de não desperdiçar com gastos supérfluos e ainda trazer benefícios futuros”, comenta o dirigente.
José Climério lembra que é possível utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para oferecer lances, complementar o valor da carta de crédito e até quitar as parcelas em aberto. “Além do FGTS, os clientes podem usar também a restituição do Imposto de Renda para esse mesmo propósito”, acrescenta.
Com o Consórcio Nacional Bancorbrás os clientes também podem optar por planos com Parcela Planejada. A modalidade permite que o consorciado pague parcelas reduzidas – em até 50% – até o momento da contemplação, quando o montante correspondente ao período de vigência da parcela reduzida pode ser abatido do crédito, diluído nas prestações futuras ou, ainda, ser quitado com recursos próprios do consorciado.
Dados do setor
O consórcio de imóveis registrou recorde de adesões nos primeiros 8 meses de 2024, com vendas superiores a 145 mil cotas. Os dados são da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) e apontam também que o tíquete médio mensal atingiu R$ 220 mil, com alta superior a 26% em relação a 2023. Próximo de alcançar a marca de dois milhões de consorciados ativos, o também chamado consórcio imobiliário tem tido sucessivos crescimentos em relação a 2023.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>