C-Level: quatro requisitos a serem analisados ao mudarem de emprego

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathalia Bellintani

Thiago Xavier Thiago Xavier

Por Thiago Xavier

Bons C-Levels são capazes de alavancar o patamar operacional das empresas a níveis estratégicos para seu desempenho e destaque. Sua produtividade estará diretamente relacionada à satisfação de estar em um ambiente que o motive, engaje e desafie a ir além – o que faz com que, nos lugares onde essas características não forem ofertadas, muitos decidam buscar por empresas onde sintam essas questões.

Ao decidirem mudar de emprego, certos pontos devem ser levados em consideração para assegurar uma transição eficaz. Com isso em mente, surgem os requisitos básicos que precisam sustentar essa mudança para elevar as chances de êxito nesta decisão. Veja abaixo:

#1 Autorreflexão profissional: todo C-Level possui uma ampla bagagem profissional construída ao longo de sua jornada. Muitas dessas experiências podem ter sido realmente proveitosas, mas, outras nem tanto. Todas essas passagens precisam ser analisadas e tomadas como ponto de referência, em uma autorreflexão que questione quais contextos foram positivos e que queira valorizar em futuras oportunidades, assim como as negativas que não deseja encontrar novamente.

#2 Momento de vida: posições executivas tendem a demandar prazos e responsabilidades de médio a longo prazo, os quais devem ser considerados com base no momento de vida deste profissional. Se este talento tiver filhos pequenos, como exemplo, poderá ter mais dificuldades em conciliar suas tarefas e em estar perto de sua família nesta fase. Antes de olhar para fora, é preciso direcionar essa análise internamente em âmbito pessoal, a fim de compreender qual tipo de rotina / flexibilidade de carreira seu momento de vida permite.

#3 Cenário da companhia: diferentes agendas e cenários corporativos demandarão esforços distintos de um C-Level. É importante fazer uma análise minuciosa de due diligence do negócio, levantando sua saúde financeira, governança corporativa, cultura e relação de confiança com o board da companhia, possíveis crises pelas quais tenha passado, como se posicionou nessas ocasiões, e o quanto é resiliente dentro de cenários de ameaças e oportunidades. O passado corporativo poderá dizer muito sobre seu futuro, e ter essas conversas com quem é de dentro poderá pesar muito em uma movimentação.

#4 Pacote de remuneração e benefícios: este item casa com o momento de vida deste profissional. Isso porque, caso a remuneração não seja tão atrativa em sua visão e aderente a seus objetivos a curto e longo prazo, as opções de benefício serão avaliadas se suprirão suas necessidades – até porque existem inúmeras alternativas que podem ser ofertadas a fim de somar a este pacote, tais como incentivos a longo prazo, bônus por participação, dentre outros.

Pressupondo os pontos abordados e, após todas essas reflexões, os C-Levels devem ponderar se a proposta em questão os levará a atingirem suas expectativas e ambições profissionais, independente do momento que estejam.

No final, essa sempre será uma escolha individual. Riscos sempre existirão e se farão presentes nesta trajetória, mas poderão ser mitigados conforme sua integração no ambiente com seus colegas, stakeholders e demais parceiros, de forma que consiga continuar evoluindo até sua próxima jornada.

Thiago Xavier é sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.

Sobre a Wide:

Com mais de 50 anos somados de recrutamento especializado o propósito da Wide, empresa de recrutamento e seleção de alta gerência, é construir legados, seja o das empresas contratantes, o dos candidatos e o seu próprio.