Dicas eficazes para as lojas virtuais atraírem clientes durante o Dia das Crianças

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Liliane Scaratti

Crianças - Freepik Crianças - Freepik

No ano passado, o comércio virtual brasileiro registrou um faturamento de R$ 5,95 bilhões durante o Dia das Crianças

O Dia das Crianças é uma das épocas mais lucrativas para o comércio eletrônico no Brasil, com um faturamento que atingiu R$ 5,95 bilhões no ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM). A data é marcada por um aumento significativo nas vendas, e os comerciantes que possuem lojas virtuais ou operam em marketplaces encontram uma excelente oportunidade para alavancar seus negócios. No entanto, para se destacar em meio à concorrência, é necessário ir além das ofertas atraentes e focar em uma boa estratégia de gestão do negócio para melhor organização e agilidade.

Claudio Dias, CEO da Magis5, startup especializada em automação e integração de marketplaces, traz algumas dicas valiosas para quem deseja potencializar suas vendas nesse período. Ele afirma que o primeiro passo para conquistar os consumidores é garantir que a operação seja ágil e sem complicações. “Em períodos de alta demanda, como o Dia das Crianças, processos eficientes e uma experiência de compra sem fricções são essenciais para alcançar bons resultados”, explica Dias.

Dias também reforça que otimizar a presença nos marketplaces é fundamental. “Com ou sem um site próprio, os comerciantes virtuais podem aumentar suas vendas ao inserirem seus produtos nos grandes marketplaces, que já atraem um grande número de consumidores,” comenta.

A partir daí, é importante garantir que o anúncio esteja completo de informações, com categorização, descrição de produtos, facilitando a busca dos clientes pelos produtos desejados, o que ajuda a aumentar ainda mais a taxa de conversão.

Além disso, contar com uma ferramenta de gestão simplifica o gerenciamento do negócio, especialmente em períodos de datas comemorativas, quando o volume de vendas e operações tende a crescer. Essa automação não apenas ajuda a manter o fluxo de trabalho organizado, mas também garante que a empresa responda de maneira eficiente à alta demanda.

"Tecnologias como a da Magis5 facilitam a operação, desde o controle de estoque à emissão da nota fiscal, permitindo que o processo de venda seja gerenciado de forma facilitada e prática. Essa operação, em épocas de alta demanda, como essas, traz tranquilidade ao seller e agilidade aos clientes", acrescenta Dias.

Outra dica é utilizar ferramentas de promoção, como os anúncios patrocinados, também pode aumentar significativamente a visibilidade dos produtos e gerar mais vendas. “O uso de vídeos demonstrativos, mostrando os produtos em ação, é outra boa estratégia, pois oferece uma experiência de compra mais imersiva. As campanhas podem ser realizadas dentro dos marketplaces mesmo, facilitando o processo”, acrescenta Dias.

A criatividade nas campanhas também passa a ser um ponto forte para destacar um produto no comércio eletrônico. A criação de kits de produtos é indicada como estratégia que ajuda a vender mais e fidelizar clientes. Além disso, criar campanhas que contem histórias emocionantes e relevantes para o Dia das Crianças e conectá-las às ofertas pode gerar mais engajamento e despertar o desejo de compra.

Aproveitar tendências de mercado e temas em alta, como a crescente conscientização ambiental, também pode ser uma excelente oportunidade para gerar negócios. "Promover produtos eco-friendly e práticas de produção responsáveis tende a atrair consumidores engajados com a preservação do meio ambiente, criando um vínculo mais forte com marcas que refletem esses mesmos princípios e valores", diz o CEO da Magis5.

Por fim, a simplificação do processo de checkout é outro fator importantíssimo para evitar o abandono de carrinhos. Dias enfatiza que um fluxo de compra descomplicado, aliado a um atendimento ao cliente ágil e disponível pode fazer toda a diferença na conversão de visitantes em compradores.

"Ao utilizar a Magis5, um hub de gerenciamento, os vendedores podem se organizar e otimizar suas operações, especialmente em períodos de alta demanda como datas comemorativas. A expertise e a automação oferecidas pela plataforma podem ser a diferença entre manter a competitividade nos marketplaces e se destacar, gerando melhores resultados e fortalecendo a presença da marca", finaliza Claudio Dias.