Sobre o tempo de plantar e o tempo de colher

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  LUDYMILA SILVA TOLEDO MARQUES

Sobre o tempo de plantar e o tempo de colher

O que os 87 anos da Casa do Adubo nos conta sobre a evolução da agricultura brasileira?

*Por Cristiano Cursino, engenheiro agrônomo, diretor Comercial da Casa do Adubo.

Na semana em que o agronegócio brasileiro comemora uma série de datas importantes, como o Dia do Engenheiro Agrônomo (12 de outubro), o Dia do Agricultor (12 de outubro), o Dia da Pecuária (14 de outubro), o Dia das Mulheres Rurais (15 de outubro) e o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), a Casa do Adubo alcança uma marca histórica: 87 anos de atuação no setor agropecuário. Fundada em 1937, a empresa se consolidou como uma das principais referências em insumos agrícolas no Brasil, acompanhando a transformação da agricultura nacional ao longo de quase nove décadas.

Olhar para a trajetória da Casa do Adubo é, inevitavelmente, refletir sobre a própria evolução da agricultura brasileira, que passou de uma atividade de subsistência para uma potência mundial em produtividade, tecnologia e sustentabilidade. O avanço da ciência aplicada ao campo, com o desenvolvimento de novos fertilizantes, defensivos biológicos e sementes geneticamente melhoradas, foi fundamental para esse salto. E, durante esse processo, a Casa do Adubo desempenhou um papel essencial, fornecendo produtos inovadores e, sobretudo, suporte técnico de excelência– multiplicando junto aos agricultores todo o avanço alcançado em conhecimento, orientações e novidades.

Afinal, o relacionamento próximo com os pequenos e médios produtores rurais, foi sempre o foco central da rede. Mesmo hoje, com seus mais de 70 mil clientes atendidos anualmente e presença física em 11 estados, o olho no olho segue marca da empresa. São mais de mil colaboradores — metade deles trabalhando diretamente no campo, ao lado do agricultor — para trazer informação de qualidade sobre um portfólio que inclui mais de 10 mil itens, desde insumos agropecuários até serviços especializados.

Tradição; com muita inovação

Embora a tradição seja um pilar importante na história da Casa do Adubo, a empresa soube se reinventar e acompanhar as mudanças do mercado. Ao longo dos anos, a empresa construiu parcerias estratégicas com grandes players do agronegócio, garantindo que seu portfólio ofereça as soluções mais modernas e eficientes para os desafios do campo. Isso inclui o uso de tecnologias que permitem maior eficiência no manejo de lavouras, além de uma visão focada em práticas agrícolas sustentáveis, que conciliam aumento de produtividade com responsabilidade ambiental.

Essa combinação de tradição e inovação é um dos fatores que explica a longevidade da Casa do Adubo em um mercado tão competitivo. Ao oferecer não apenas produtos, mas também orientação técnica especializada, a empresa se coloca ao lado dos agricultores para ajudá-los a enfrentar os desafios do campo. Nossa missão é nutrir o desenvolvimento do setor agropecuário, promovendo práticas sustentáveis e contribuindo para a excelência na produção.

Seguindo em nossa linha do tempo, vimos nas últimas décadas o tema da sustentabilidade ganhar gigantesca relevância no agronegócio. Investimentos em soluções que otimizam o uso de recursos naturais, reduzem o impacto ambiental e aumentam a eficiência produtiva fazem parte do dia a dia da empresa. A Casa do Adubo compreendeu bastante cedo que o futuro da agricultura dependeria, cada vez mais, da difusão de práticas mais conscientes e do uso responsável de insumos e tecnologias, sendo uma parceira fundamental para os produtores que buscam inovar e se adaptar às exigências de um mercado global cada vez mais competitivo.

E de trabalho se ergueram quase nove décadas de sucesso

Comemorar 87 anos no mesmo dia em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Nacional da Agricultura não é apenas uma coincidência para a Casa do Adubo. É um símbolo da relevância que a empresa construiu ao longo das décadas no cenário agropecuário brasileiro. De um pequeno comércio local, familiar, tornou-se uma rede com grande capilaridade, capaz de atender desde os pequenos até os grandes produtores, sempre com o compromisso de nutrir o crescimento da agricultura no Brasil.

Ao longo de sua história, a Casa do Adubo manteve uma posição de destaque no mercado agropecuário brasileiro, tanto pelo seu compromisso com a qualidade dos produtos oferecidos quanto pelo suporte técnico que disponibiliza aos seus clientes. A empresa conquistou a confiança do setor por meio de um atendimento especializado, que leva em conta as necessidades específicas de cada produtor, sempre buscando a melhor solução para garantir resultados eficientes e sustentáveis.

À medida que o agronegócio brasileiro continua a se modernizar - e enfrentar novos desafios, como mudanças climáticas e a demanda crescente por alimentos -, a Casa do Adubo segue também em acelerada evolução. A empresa tem investido constantemente em inovações que possam apoiar o agricultor em sua busca por maior produtividade e sustentabilidade, e sua estrutura robusta garante que estará pronta para os desafios das próximas décadas.

Neste aniversário de 87 anos, a Casa do Adubo reafirma seu papel de parceira do produtor rural brasileiro, garantindo que, independentemente dos desafios que possam surgir, ela estará presente, com soluções inovadoras e um compromisso inabalável com o desenvolvimento do setor agropecuário.