Evolução nos negócios: do instinto às decisões baseadas em dados

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marciel de Oliveira

Evolução nos negócios: do instinto às decisões baseadas em dados

No passado, muitas empresas baseavam as suas decisões na intuição e na experiência. Embora isto tenha funcionado em algumas situações, também deixou muito ao acaso, uma vez que essas decisões foram tomadas a partir de informações incompletas. Hoje, os dados ocupam um lugar central no mundo dos negócios. As empresas que implementam estratégias baseadas em dados têm uma probabilidade muito maior de sucesso, ganhando uma vantagem competitiva em mercados cada vez mais saturados.

Atualmente, a quantidade de dados disponíveis é esmagadora. Cada interação, cada transação e cada pegada digital deixada pelos clientes podem ser rastreadas, medidas e analisadas. Esta mudança criou a necessidade de as empresas aproveitarem os dados de forma mais eficaz ou, caso contrário, correrem o risco de ficar para trás. Diferentemente do que acontecia no passado, quando os “dados” significavam apenas números de vendas e demonstrações financeiras, agora, as empresas gerenciam padrões de comportamento do cliente, feedback em tempo real e análises preditivas.

Mas nem todos os dados têm o mesmo valor. É essencial saber distinguir os dados que verdadeiramente informam e orientam as decisões, daqueles que apenas fazem barulho.

Dados de valor vs. dados não valiosos

Os dados de valor incluem:

- Insights do cliente: compreender suas preferências, seu comportamento e necessidades permite que as empresas personalizem os serviços que oferecem.
- Dados operacionais: monitorar a eficiência, a movimentação na cadeia de suprimentos e os processos internos ajudam a otimizar custos.
- Tendências de mercado: prever mudanças na demanda do consumidor ou na dinâmica do mercado, possibilita estar à frente da concorrência.

Por outro lado, os dados sem valor são geralmente:

- Informações redundantes ou desatualizadas: são dados que não representam mais as tendências ou os comportamentos atuais dos clientes.
- Dados sem contexto: são informações sem processamento ou análise, que não podem ser aplicadas na tomada de decisões.

Por que as empresas deveriam se concentrar em dados valiosos?

Num mundo digital, a capacidade de filtrar dados irrelevantes e focar nas métricas corretas é mais importante do que nunca. A priorização de dados valiosos permite que as empresas tomem decisões mais rápidas e inteligentes, evitem custos desnecessários e adaptem as suas ofertas com mais precisão às necessidades do mercado.

“À medida que as empresas se tornam mais complexas e competitivas, os dados são o ativo mais importante para se manter à frente no mercado. Contudo, recompilar dados não é o suficiente. Compreender quais dados agregam valor é o que diferencia as empresas de sucesso”, afirma German Ruiz, Vice-Presidente de Pré-Vendas do SNP Group.

A transição para uma abordagem baseada em dados não acontece da noite para o dia, mas aqui estão três passos que as empresas podem adotar, de acordo com o SNP Group:

Estabeleça uma estratégia de dados clara: identifique indicadores-chave de desempenho (KPIs) alinhados aos objetivos do negócio. Comece a monitorar métricas que impactam diretamente a receita, a eficiência ou a satisfação do cliente.

Invista em ferramentas certas: com o software e as plataformas de análises certas, as empresas podem extrair insights de dados brutos. Ferramentas que permitem análises em tempo real, como plataformas alimentadas por IA, são fundamentais.

Promova uma cultura de alfabetização em dados: garanta que todos os funcionários, desde os colaboradores junior até C-Levels, entendam o valor dos dados. Programas de treinamento focados na interpretação de dados, podem ajudar as equipes a tomar decisões mais rápidas e confiáveis.

Os dados deixaram de ser uma ferramenta de suporte, para se tornarem a força motriz por trás das empresas de sucesso. Ao concentrarem-se em dados valiosos, as empresas podem desbloquear novas oportunidades, otimizar suas operações e prover melhores serviços aos seus clientes. A chave não é apenas coletar dados, mas extrair deles insights acionáveis, que levem ao crescimento e à inovação.

A hora de adotar a tomada de decisões baseada em dados é agora.

Sobre o SNP Group

SNP (ticker: SHF.DE) ajuda as empresas de todo o mundo a aproveitar todo o potencial de seus dados e a construir sua própria jornada para o futuro digital. Com a CrystalBridge Data Excellence Platform e a abordagem BLUEFIELD, o SNP criou um padrão global na indústria para reestruturar e modernizar os sistemas SAP de forma mais ágil e segura, e alavancar inovações baseadas em dados digitais.

O SNP Group trabalha com mais de 3.000 clientes de todos os tamanhos e setores ao redor do mundo, entre eles 20 da DAX 40 e 103 da Fortune 500. Emprega mais de 1.400 pessoas em todo o mundo, em mais de 35 localidades de 15 países. A companhia tem sede em Heidelberg, Alemanha, e gerou receitas preliminares de 203 milhões de euros no ano fiscal de 2023.