Você aceita qualquer trabalho, mesmo os que não te motivam, só porque precisa do dinheiro?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristiane Pinheiro

por João Rios*

Muitos profissionais, das mais diversas áreas, caem na armadilha de dizer 'sim' para todas as oportunidades que surgem, acreditando que essa é a única maneira de garantir um fluxo constante de renda. No entanto, essa abordagem pode facilmente levar ao esgotamento, à falta de propósito e, eventualmente, ao desânimo em relação à própria carreira. Ao encher sua agenda com tarefas e projetos que não o inspiram e nem sempre contemplam seus princípios, você afasta as oportunidades que realmente podem fazer a diferença no seus crescimentos pessoal e profissional.

O medo de perder oportunidades de ganho é um dos principais motivos pelos quais muitas pessoas aceitam qualquer trabalho, mesmo que isso não esteja alinhado com seus valores ou objetivos de longo prazo. No entanto, esse medo muitas vezes é irracional e baseado em uma visão de escassez, em vez de uma mentalidade de abundância. Ao aceitar compromissos que não te levam na direção desejada, você está, na verdade, sacrificando o tempo e a energia que poderiam ser investidos em projetos mais significativos. É importante lembrar que cada 'sim' a algo que não importa é, na verdade, um 'não' ao que realmente tem valor para você.

Definir limites financeiros e profissionais é um passo fundamental para retomar o controle sobre sua carreira. Ao estabelecer uma reserva de emergência e um planejamento claro para seus ganhos e gastos, você cria a segurança necessária para começar a recusar trabalhos que não estão em sintonia com o seu propósito. Essa estratégia não apenas ajuda a proteger sua saúde mental e física, mas também permite que você mantenha o foco nos projetos que realmente podem gerar impacto em sua vida e na sua trajetória profissional. Com o tempo, esse foco direcionado aumentará suas chances de alcançar a liberdade financeira e emocional que tanto busca.

Aqui estão duas dicas práticas que você pode implementar imediatamente:

- Primeiro, defina seus limites financeiros: avalie sua situação atual e determine quanto você realmente precisa para manter seu estilo de vida, criando uma reserva de emergência que te permita dizer 'não' com mais segurança.

- Segundo, planeje o seu tempo e o seu dinheiro: com um planejamento financeiro eficaz, você poderá recusar projetos que não agregam valor ao seu crescimento a fim de focar em oportunidades que estão alinhadas com seus objetivos de longo prazo. Isso não significa abrir mão de sua renda, mas sim redirecionar seus esforços para o que realmente importa.

Ao aplicar essa estratégia, você ganhará mais liberdade para tomar decisões com base nos seus valores e prioridades, e não no medo da escassez. Isso não só aumentará sua satisfação no trabalho, como também permitirá que você se dedique de forma mais intensa e significativa aos projetos que realmente fazem sentido para você. Com o tempo, verá que sua carreira estará cada vez mais alinhada com o seu propósito, sem a necessidade de sacrificar sua renda ou comprometer sua qualidade de vida.

*Sobre João Rios

Joao Rios é sócio-fundador do Grupo JBRF, empresa especializada em aceleração de negócios, criação de produtos& serviços e estratégias de marketing & vendas online.

É empresário (Forbes), investidor e conselheiro de CEOs, empresários e mentores, além de se mentor de negócios digitais, atuando em projetos grandes (próprios e de mentorados), bem como já mentorou projetos de múltiplos 7 e 8 dígitos. Mais de 1.100 empresários mentorados em 6 anos.

Há mais de 12 anos seus negócios online vendem todo santo dia. Empreende na internet há 24 anos e já teve mais de 40 empresas ao longo dessa jornada.