A integração da IA no meio corporativo: um processo crucial

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Amaral

Inserir as inovações de Inteligência Artificial na rotina empresarial traz benefícios únicos e eleva a produtividade

É visível como, cada vez mais rápido, a Inteligência Artificial (IA) avança no mercado. Todavia, o potencial do mecanismo ainda é uma incógnita para muitas corporações, ficando alheias a diversas possibilidades de aprimorar procedimentos. Nesse contexto, sai à frente da concorrência e capta os melhores resultados, aqueles espaços focados no aprimoramento interno, adaptando-se para atuar com esse formato. Essa ação traz, entre demais benefícios, maiores chances de desenvolvimento e destaque.

A IA inserida na realidade da população e dos negócios

Segundo o Índice de Preparação para Inteligência Artificial, da Cisco, levando em consideração as empresas em território brasileiro, 71% não estavam preparadas para integrar a IA nos seus negócios, e apenas 29% se sentiam totalmente prontas para essa implementação. “Há um claro desnível de oportunidades quando se faz um recorte ao contato de todos os cidadãos sobre as modernizações do mercado. Mudar isso e oferecer condições a todos para se familiarizarem com as tendências envolve um aprendizado contínuo. Somente com a popularização das máquinas no cotidiano, um contato aprofundado com elas e o conhecimento das competências relacionadas a mesma”, afirma Carlos Mencaci, CEO da Assine Bem.

No entanto, esse problema também ronda outros locais. Em uma pesquisa do Departamento de Censo dos EUA, apenas 5,4% das empresas americanas utilizavam a ferramenta e 80,9% eram reclusas a ela por a considerarem inaplicável ao tipo de negócio. “Esse é outro ponto a ser desmistificado: a limitação das habilidades do recurso a determinadas demandas. O mundo está inovando e a tecnologia acompanha esse fluxo. É imprescindível as marcas andarem na mesma direção, visando contribuir para um futuro cada vez mais revolucionário”, acrescenta o executivo.

IA e outras tecnologias inovadoras no mercado

Nesse viés de uso estratégico, a IA Generativa se destaca dentro dos negócios, avançando rapidamente e trazendo possibilidades de aumentar o rendimento. “Esse foi um movimento forte de utilização em 2023, principalmente com o ChatGPT em alta. Todavia, para 2024 e os próximos anos à frente, a predisposição é de se manter como uma alternativa de impacto, com vantagens competitivas”, comenta Mencaci. Essa é só mais uma das inúmeras vezes onde a tecnologia se mostra uma aliada do ser humano para a aprimoração de tarefas, sendo o ideal um treinamento aprofundado dessas soluções aos times organizacionais. “Do contrário, o abalo institucional pode ser negativo e profundo”, completa.

Contudo, essa implementação precisa ser inteligente e bem planejada, podendo ser uma excelente opção iniciar com pequenos passos e a parceria com entidades já voltadas para o ramo tech. Contar com uma aliada deste porte garante maior aperfeiçoamento em pontos específicos do meio, a partir de novas aplicações, melhorias e soluções. Para isso, o processo necessita de uma integração total, eficiente e funcional. “A Assine Bem é uma maneira atrativa de fazer essa relação, pois adiciona, aos poucos, a automação no dia a dia corporativo, facilitando atividades e trazendo proximidade com os métodos”, indica o empreendedor.

Ainda, pensando na atuação das equipes e capacitação dos membros, as habilidades dos profissionais internos dentro do seu cargo e ocupação precisam estar alinhadas com as necessidades do mercado. Isso sugere uma busca contínua por sabedoria e atualização. “Esse é outro ponto onde inserir esse cenário aos poucos nas práticas corriqueiras traz benefícios. Trabalhar diretamente com esse tipo de universo virtual tende a ser um desafio para muitos, principalmente tendo em vista a atual fase mundial, com uma variedade de Gerações humanas compondo a mão de obra. Nesse sentido, cuidar dessa incorporação de maneira gradual, juntamente a um aprimoramento, é uma tática valiosa”, finaliza o CEO.

Fonte: Carlos Mencaci, CEO da Assine Bem

Assunto: A integração da IA no meio corporativo: um processo crucial

Sobre a Assine Bem

A Assine Bem é uma plataforma criada para otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. A ferramenta desenvolvida pela empresa conecta pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de validação de arquivos um processo sustentável e econômico.

Com segurança baseada em criptografia, os contratos arquivados e autenticados na plataforma são inalteráveis, trazendo mais proteção aos clientes. Além disso, é possível criar, editar e enviar arquivos aos signatários de maneira rápida e prática pelo site. A solução oferece, também, integrações por API’s para todos os tipos de sistemas.