Entendendo o SAP: Descubra as camadas e a estrutura do sistema operacional líder

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vitor Andrade

Guilherme Joventino, COO e co-fundador da Mignow Guilherme Joventino, COO e co-fundador da Mignow

Por Guilherme Joventino, Co-fundador e COO da Mignow

O S/4HANA é a evolução natural do sistema de gestão empresarial (ERP) da SAP, substituindo a versão anterior, o ECC, que será descontinuado em 2027. Com a adoção do S/4HANA, as organizações têm a oportunidade de transformar digitalmente suas operações, obtendo insights instantâneos por meio de análises em tempo real, algo crucial para a tomada de decisões mais ágeis e embasadas em dados atualizados e precisos. Este é um avanço significativo em relação às soluções anteriores, já que o sistema oferece uma performance sem precedentes, aliada a uma arquitetura otimizada.

O que torna o S/4HANA tão poderoso é o fato de ser executado na plataforma de banco de dados in-memory SAP HANA. Isso significa que os dados são armazenados na memória principal do servidor, o que permite o acesso quase instantâneo e acelera consideravelmente os processos de negócio. A plataforma não só permite análises em tempo real como também oferece insights de maneira mais rápida e precisa, o que representa um diferencial estratégico para empresas que buscam decisões embasadas e uma visão mais clara de suas operações.

Um exemplo prático: imagine que o governo local da organização implementa um novo imposto ou muda a forma de cobrança de um tributo existente. No SAP, essa mudança é adaptada de maneira rápida e eficaz por meio de atualizações automatizadas, sem a necessidade de um esforço manual extensivo. Esse tipo de flexibilidade destaca a importância de manter o sistema sempre atualizado, garantindo que as empresas estejam prontas para reagir de maneira proativa a mudanças no ambiente regulatório e econômico.

A inteligência artificial tem sido um dos principais catalisadores do avanço da estrutura da SAP, especialmente no processo de migração do SAP ECC para o S/4HANA. A IA permite uma migração mais rápida e eficaz, além de oferecer às empresas um caminho mais claro em direção à transformação digital que tanto desejam. Esta tecnologia está cada vez mais no centro da proposta de valor da SAP, ajudando as organizações a obterem mais eficiência e resultados.

Além disso, o S/4HANA é projetado com um modelo de dados simplificado, eliminando redundâncias e complexidades presentes nas versões anteriores. Isso resulta em uma estrutura de dados mais enxuta e processos de negócios mais eficientes. A interface de usuário, conhecida como SAP Fiori, oferece uma experiência moderna e intuitiva, baseada em um design responsivo que pode ser personalizado para as necessidades individuais dos usuários. Isso permite que os usuários acessem rapidamente as informações e funcionalidades mais relevantes para suas tarefas diárias.

Outro ponto importante é que o S/4HANA se integra perfeitamente a outras soluções da SAP, como o SAP Ariba (para gestão da cadeia de suprimentos), o SAP SuccessFactors (para gerenciamento de recursos humanos) e o SAP Hybris (para comércio eletrônico). Essa integração cria uma visão holística dos processos de negócios e aumenta significativamente a eficiência operacional. Por exemplo, a integração com dispositivos móveis permite que as organizações acessem dados e gerenciem operações em tempo real, seja de um computador ou de um celular.

O SAP é uma solução modular, e cada empresa pode escolher os módulos que melhor atendem suas necessidades. Entre os módulos mais utilizados estão: SAP MM (Gestão de Materiais), SAP SD (Vendas e Distribuição), SAP FI (Contabilidade Financeira), SAP PP (Planejamento da Produção), SAP PS (Sistema de Projetos), SAP CO (Controladoria), SAP QM (Gestão da Qualidade), SAP PM (Manutenção de Planta), SAP WM (Gestão de Armazéns) e SAP RE (Imobiliário). Cada um desses módulos desempenha um papel específico e essencial no funcionamento da plataforma como um todo, fornecendo flexibilidade para diferentes setores.

Apesar de seus inúmeros benefícios, o S/4HANA é também conhecido por sua complexidade, especialmente quando aplicado em grandes empresas com operações multinacionais e ambientes segmentados. A migração para o S/4HANA pode envolver desafios, como o downtime do sistema e a adaptação a uma nova infraestrutura, além dos custos envolvidos. Muitas empresas consideram a possibilidade de adotar soluções de terceiros, mas essa escolha pode gerar dificuldades nas atualizações e trazer problemas técnicos, além de limitar o acesso ao suporte exclusivo da SAP, o Enterprise Support.

Com a adoção do S/4HANA, no entanto, as empresas estão sempre um passo à frente, pois o sistema está em constante evolução e é atualizado regularmente para garantir que esteja alinhado às mais recentes tecnologias de mercado. A integração com soluções como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e outras inovações assegura que as organizações estejam preparadas para as transformações digitais do futuro.

Um dos exemplos mais práticos dessas inovações é a capacidade de acessar dados e relatórios diretamente de dispositivos móveis. Para grandes empresas, essa funcionalidade é extremamente valiosa, pois permite que decisões estratégicas sejam tomadas em tempo real, independentemente da localização do usuário. Isso aumenta a eficiência operacional e melhora a competitividade das empresas no mercado global.

Em resumo, o SAP S/4HANA não é apenas uma atualização de software; é uma verdadeira revolução tecnológica que habilita as empresas a se prepararem para o futuro. Com uma estrutura robusta e flexível, o S/4HANA oferece uma base sólida para inovação contínua, impulsionando a transformação digital nas organizações e garantindo que elas se mantenham competitivas por muitos anos.

*Guilherme Joventino, um executivo de renome com mais de 20 anos de experiência em Implementação SAP, é reconhecido internacionalmente por seu notável trabalho. Sua trajetória inclui contribuições significativas nas equipes globais da Philips, na Holanda, e da Bayer, na Colômbia e no Brasil. Além disso, sua atuação estende-se a diversos varejistas de renome, como ViaVarejo, Cencosud, Chillibeans, Evino, Óticas Carol, Inbrands, Sephora, BR Home Centers, Leroy, Lojas Americanas, Cnova e PagueMenos. Com formação em Administração com ênfase em Comércio Exterior e um MBA do General Management Program da Universidade de Harvard, Guilherme Joventino reúne uma visão estratégica profunda e conhecimentos sólidos para impulsionar o sucesso de empresas e promover um crescimento sustentável. Atualmente, ele desempenha o papel de co-fundador e COO da Mignow, uma empresa pioneira que desenvolveu o primeiro software de atualização para SAP no mundo. Sua liderança inovadora e vasta expertise continuam a guiar organizações em direção ao êxito em um cenário empresarial cada vez mais digital.