Preocupações da FENACOR sobre as Alterações de Critérios nas Regras de Bônus no Seguro Automóvel
Em nota publicada na tarde desta quarta-feira (24/07), a Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (FENACOR), por meio do seu presidente Armando Vergilio dos Santos Júnior, classifica de “prematuras” as alterações propostas nos critérios de bônus para seguros de automóveis, discutidas no âmbito da Comissão de Auto da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) sem a participação dos corretores de seguros.
A FENACOR está preocupada com as mudanças propostas, que podem impactar práticas consolidadas no mercado e prejudicar os consumidores do seguro automóvel.
A impossibilidade de transferência de bônus entre CPFs ou CNPJs, independentemente de vínculos ou sociedades, é outro ponto que merece análise cuidadosa, considerando os diversos aspectos fáticos que envolvem a titularidade de veículos.
As alterações propostas pela (FenSeg) incluem situações em que o bônus seria zerado em diferentes cenários, bem como a exclusão do bônus para a categoria de seguro auto frotas
A Fenacor ressalta ainda que as alterações propostas não decorrem de mudanças legislativas ou regulatórias, mas sim, de critérios técnico-comerciais elaborados pelas seguradoras.
Por meio de sua nota, a FENACOR solicita a suspensão imediata da implementação das mudanças e propõe a criação de um grupo de trabalho conjunto com os corretores de seguros para analisar as propostas de forma mais detalhada.
A FENACOR reafirma seu compromisso com o desenvolvimento equilibrado do setor de seguros e está disposta a colaborar na busca de soluções que beneficiem todos os envolvidos, sejam seguradoras, corretores de seguros e segurados.
Destacando que a Fenacor está pronta para dialogar e colaborar na busca de soluções que beneficiem todos os envolvidos, priorizando sempre a transparência, a equidade e o melhor interesse dos consumidores, a nota ressalta a importância do diálogo entre a indústria do seguro e a distribuição para questões que podem afetar o mercado de seguros como um todo.
Dorival Alves de Sousa, advogado, corretor de seguros, diretor do Sindicato dos Corretores de Seguros no Distrito Federal (Sincor-DF) e delegado representante da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) junto à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Fonte: Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (FENACOR)
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>