Como cobrar resultados sem pressionar o colaborador?
Por Rafael Miranda, Diretor de Inovação e Co-fundador da Impulso
Uma empresa sem resultados não é um negócio rentável. É preciso gerar bons números. Mas, para garanti-los, não precisamos pressionar nossos colaboradores. Isso pode se transformar em um fator estressante, que afeta negativamente a saúde mental da equipe. Em 2023, o INSS registrou 288.865 afastamentos por transtornos relacionados ao universo corporativo, um crescimento de 38% em comparação com 2022.
E aí vem a pergunta: como encontrar um equilíbrio saudável entre a necessidade de resultados e o bem-estar dos colaboradores?
Rafael Miranda, Diretor de Inovação e Co-fundador da Impulso, People Tech orientada ao aumento de capacidade e produtividade de médias e grandes empresas, a chave para exigir resultados sem pressionar o time está na comunicação clara e na criação de um ambiente de trabalho saudável: “É fundamental que os líderes estabeleçam expectativas realistas e ofereçam o suporte necessário para que as metas sejam alcançadas. Além disso, os gestores precisam estar atentos aos sinais de estresse e burnout de seus colaboradores, criando medidas preventivas eficazes para evitar que as pessoas cheguem ao nível de exaustão”.
Dados da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, apontam que, em abril de 2024, o termo “burnout” foi pesquisado 368 mil vezes na internet, um aumento de 83.08% em relação ao mesmo período do último ano. Além disso, “burnout sintomas” também registrou crescimento, saltando de 40.5 mil buscas em abril de 2023 para 74 mil no mês passado.
“A pressão de ‘vestir a camisa’ tem feito muita gente não saber ou temer a hora de colocá-la de lado. Ao contrário do que muitos pensam, a sobrecarga não leva a produtividade. Pelo contrário, está relacionada à queda de desempenho e até ao afastamento ou quiet quitting. Falo isso por experiência própria. Também já tive 2 burnouts e escrevo uma news compartilhando os aprendizados que me trouxeram”, conta Mira.
Para ele, as empresas devem equilibrar a cobrança por resultados com o cuidado e a saúde mental de seus colaboradores para garantir um turnover baixo: “Aqui na Impulso, por exemplo, nos preocupamos em garantir um ambiente saudável para nosso time e alocados. E o resultado disso é o nosso turnover 5x abaixo do mercado nos nossos clientes. Além de uma série de benefícios, como aumento de produtividade e rendimento, melhora na retenção de talentos, maior engajamento e satisfação dos colaboradores e até a redução de custos”.
Dito isso, Rafael Mira revela 5 dicas para gestores promoverem o equilíbrio entre produtividade e saúde mental da equipe. Veja:
1. Defina metas claras
O ato de definir metas ajuda os colaboradores a entenderem exatamente o que se espera deles, reduzindo a ansiedade e aumentando a motivação.
“Aqui na Impulso, por exemplo, utilizamos OKRs (Objective Key Results) com acompanhamentos semanais, garantindo que estamos avançando em direção aos nossos objetivos e realizando melhorias contínuas, não apenas quando o problema já está gigantesco, mas durante todo o percurso do trabalho”, explica.
2. Crie uma cultura de feedbacks
Feedbacks frequentes e construtivos permitem que os colaboradores ajustem seu desempenho ao longo do caminho. Essa prática evita surpresas e frustrações no final do ciclo de avaliação, além de promover um ambiente de melhoria contínua.
Rafael Miranda exemplifica com as estratégias feitas pela própria Impulso: “Temos sessões de feedback individual (1:1) a cada 45 dias, onde liderados também podem dar feedbacks para seus líderes. Além disso, temos o ‘gimme stars’, um sistema de elogios na hora, onde estrelas são dadas ao time e transformadas em recompensas financeiras ao final do ano”.
3. Ofereça as ferramentas e os recursos necessários ao trabalho
É fundamental que o time tenha o necessário para fazer um bom trabalho. Por isso, converse com a equipe e entenda se algo está faltando para o cumprimento das tarefas. Além disso, a oferta de treinamentos e capacitações pode ajudar a melhorar a performance sem aumentar a pressão.
A estratégia também demonstra que a empresa investe no desenvolvimento profissional de seus funcionários, o que impacta positivamente a visão da equipe em relação à organização. “Por aqui, além do envio de livros e kits e treinamentos que ajudam na rotina, os colaboradores podem solicitar livros ou cursos, que ajudem no desenvolvimento de suas carreiras, como aulas de inglês. E nos comprometemos a custear ou subsidiar essas solicitações.
4. Promova uma cultura de apoio
Fomentar uma cultura organizacional que valorize o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é crucial. Reconhecer os esforços e conquistas do time, independentemente do tamanho, contribui para um ambiente mais saudável e produtivo. Isso inclui celebrar pequenas vitórias e criar um espaço onde todos se sintam valorizados.
Aqui, também é necessário entender as dores da equipe e encontrar soluções que beneficiem o desenvolvimento do trabalho. “É uma questão de entender o próprio funcionamento do negócio. Uma estratégia que é aplicada pela Impulso, e bem quista pelo nosso core team, são as férias ilimitadas. Lideranças também podem incentivar e liberar suas pessoas lideradas quando veem a necessidade de descanso”.
5. Implemente a flexibilidade:
Permitir flexibilidade na execução das tarefas, como horários específicos ou trabalho remoto, ajuda os colaboradores a gerenciarem melhor suas responsabilidades. Essa abordagem reduz o estresse e aumenta a satisfação no trabalho, promovendo um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal. Aqui na Impulso, por exemplo, as pessoas escolhem seu horário.
"Quando as empresas priorizam a saúde mental de seus colaboradores, criam um ambiente de trabalho naturalmente mais positivo e produtivo, e também uma base sólida para o crescimento sustentável e o sucesso a longo prazo da empresa”, finaliza Rafael Miranda, Diretor de Inovações da Impulso.
Sobre a Impulso
A Impulso é uma People Tech que, há 14 anos, é orientada ao aumento de capacidade e produtividade de médias e grandes empresas. Oferece serviços especializados em todo o fluxo de atração, contratação, desenvolvimento e retenção de times tech remotos. Contabiliza mais de 140 mil profissionais em comunidade própria. Entre os mais de 400 clientes estão médias e grandes empresas, como Stone, Somos Educação, Globo e Cielo.
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