Brasil,

Atração de capital no setor de seguros através da letra de risco: uma alternativa semelhante a ativos de renda fixa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Bárbara Maria
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

De acordo com uma matéria do Valor Econômico, publicada nesta segunda-feira (13), uma solução desenvolvida no mercado internacional que transfere riscos para investidores por meio do mercado de capitais pode ajudar o setor segurador brasileiro a absorver mais riscos catastróficos. São os “insurance-linked securities” (ILS), dos quais os mais famosos são os “cat bonds” ou “títulos de catástrofes”. Esses papéis securitizados usam como lastro carteiras de seguros e resseguros.

De acordo com a publicação, muitos governos usam os ILS para obter financiamento a programas públicos de resseguros e também como forma de obter recursos que possam viabilizar a contratação de proteção no mercado internacional. Foi o caso do México que, em abril deste ano, lançou três séries de cat bonds com apoio do Banco Mundial. A emissão assegurou US$420 milhões em recursos que vão ser utilizados para bancar coberturas de seguros do governo federal.

No Brasil, o marco legal da securitização, de agosto de 2022, criou uma versão local do ILS. No mercado doméstico, o título securitizado com lastro em carteiras de seguros foi batizado de letra de risco de seguro (LRS). Segundo as regras definidas pela legislação, as companhias precisam criar uma Sociedade Seguradora de Propósito Específico (SSPE), que vai receber as carteiras e efetivamente atuará como emissor do título securitizado.

A LRS funciona, na prática, como uma espécie de ativo de renda fixa, com a fórmula de remuneração aos aplicadores previamente definida, mas atrelada a riscos de seguros. Significa que, se um evento coberto pelos contratos ocorrer no período de validade, parte ou até a totalidade dos recursos serão utilizados para os pagamentos de indenizações. Caso contrário, os investidores recebem integralmente a remuneração acordada.

Na avaliação do líder da Gallagher Brasil e CEO da Gallagher Re Facultativos, Luiz Araripe, para sair do papel “as LRS ainda precisam ser melhor discutidas”. Na visão do especialista, há ainda dúvidas, como quem seriam os compradores e como securitizar de forma objetiva e com a rentabilidade adequada para o investidor olhar como uma oportunidade. Para o executivo, “ainda tem trabalho pela frente. Mas, sim, poderia ser usado para ‘funding’ complementar”.

Segundo a consultoria Artemis, em 2023 houve emissão de quase US$45 bilhões em títulos ILS no mercado internacional, com crescimento anual de 19%. Investidores utilizam os papéis como forma de diversificação, uma vez que não há correlação com mercados tradicionais. Em termos de retornos, o índice amplo mais utilizado no mercado, o Swiss Re Global Re Global Cat Bond Total Return, teve rentabilidade de 19,69% em 2023, no melhor resultado desde 2002.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar