Inteligência artificial aumenta riscos de crimes cibernéticos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Busch

Para evitar golpes digitais, é preciso adotar cuidados básicos para melhorar a segurança

A inteligência artificial é uma realidade. Está nas empresas e no dia a dia das pessoas. Se por um lado, essa tecnologia gera uma série de oportunidades, por outro, aumenta os riscos no ambiente cibernético. E não são apenas as celebridades que têm imagem e voz reproduzidas por IA. Pessoas comuns também podem ser vítimas desse tipo de golpe, alerta Claudio Macedo, cofundador da Bluecyber, insurtech pioneira em seguros cibernéticos no Brasil. “Já há golpes usando IA em que se captura a imagem real de uma pessoa e, com acesso à voz dela, grava-se um vídeo se passando por aquela pessoa, para extorquir alguém. É preciso ter calma e desconfiar sempre”, explica.

Confira cinco dicas do executivo da Bluecyber para evitar problemas no mundo digital:

· Inteligência artificial: A tecnologia de inteligência artificial possibilita a realização de golpes com imagem e voz de pessoas que você conhece. Em caso de dúvida, em uma situação atípica, ligue para a pessoa. Outra sugestão é criar um código com a família para situações de dúvida, como uma palavra-chave ou uma pergunta específica. O objetivo é fazer uma verificação para ter certeza de que não se trata de robô ou AI aplicando um golpe.

· Boletos: O golpe do falso boleto é cada vez mais comum. A dica de ouro é: todo banco tem seu número. E esses três números são sempre os primeiros do código de barras de um boleto bancário. Quando o documento é falso, a logomarca é de um banco — geralmente, os criminosos usam a imagem de grandes instituições financeiras — e o número que inicia o código de barras é de outro. Se os três primeiros números do boleto não forem do banco cuja marca aparece no documento, é falso.

· Senhas: nada de usar de 1234, nome do pet ou a mesma senha para tudo. A proteção começa já no acesso a suas contas e dispositivos. Utilize senhas diferentes e complexas. Prefira senhas longas, que mesclem maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

· Atualização: Mantenha seus dispositivos, aplicativos e softwares sempre atualizados. As atualizações melhoram não só a performance, mas principalmente a segurança. Na maior parte das vezes, as atualizações incluem melhorias contra vulnerabilidades, aumentando a segurança.

· Antivírus: mantenha seus aparelhos sempre protegidos com antivírus. É um recurso tradicional, mas extremamente útil para proteger sua vida digital.

E desconfie de tudo. Sempre. Os criminosos virtuais estão espalhados pela rede. Eles atuam aqui, mas muitas vezes estão baseados em outros países. Nunca clique em links de e-mail, SMS e WhatsApp em que não tenha total confiança. Fique atento!