Empresas de tecnologia incentivam projetos do terceiro setor com foco na formação de jovens
Segundo o Mapa de Empresas, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, mais de 21,8 milhões de empresas estavam ativas no país. Desse total, mais de 20 milhões (o equivalente a 93,7%) são microempresas ou empresas de pequeno porte.
São as PME’s também responsáveis por 76% das vagas de trabalho disponíveis no mercado atualmente, segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Além de contribuir para a geração de postos de trabalho, elas têm atuado na formação de profissionais para o mercado, por meio do incentivo a projetos do Terceiro Setor.
Um exemplo é o programa ‘Jovem com Futuro’ (JCF) da ONG PAC (Projeto Amigos da Comunidade) que oferece um curso de formação profissional gratuito, destinado a jovens de 16 a 24 anos, da região de Pirituba (SP) e busca a inclusão produtiva de jovens periféricos no mercado de trabalho com aulas oferecidas em sua própria comunidade. O programa de formação recebe apoio de empresas de tecnologia e PME’s para garantir sua continuidade e a contratação de jovens, após formados.
Investimento social privado como apoio a diversidade na área de tecnologia
Esse é o caso da Skyone, líder no fornecimento de soluções tecnológicas para simplificar e potencializar a produtividade empresarial através de uma única plataforma, que apoia o programa ‘Jovem com Futuro’ em duas frentes, na formação e contratação de jovens.
Inicialmente o apoio da empresa era destinado a ações mais pontuais, como Dia das Crianças e Natal, mas há cerca de três anos, a parceria solidificou. Segundo Ricardo Brandão, CEO e Co-Fundador da Skyone, isso se deu pela confiança na ONG PAC e o impacto positivo que o JCF exerce na vida do jovem da comunidade.
“Nós acreditamos no poder transformador da educação, que está alinhado com os nossos valores e o Jovem com Futuro atua nesse sentido. Com a formação os jovens veem a possibilidade de construir uma carreira profissional de sucesso”, comenta Ricardo Brandão.
É pensando na carreira profissional que a Skyone, teve cerca de 13 colaboradores de diversas posições (executivos, analistas e assistentes) como mentores dos alunos do programa JCF. Além disso, a empresa possui em seu quadro de colaboradores, 9 jovens (entre aprendizes e efetivos) formados no ‘Jovem com Futuro’, além de outros jovens do projeto que já passaram pela organização. A empresa também conta com um programa de acompanhamento de jovem aprendiz com formações internas, durante seu contrato.
De acordo com Brandão, a contratação dos jovens do PAC também é uma maneira de trabalhar a diversidade social no setor de tecnologia. “Não é fácil entrar no mercado de tecnologia sem o acesso às ferramentas tecnológicas, o que afasta a participação de jovens de periferia do setor. Apoiar projetos como o Jovem com Futuro da ONG PAC, significa trazer inovação e diversidade para a nossa área”.
Investir no S do ESG significa furar a bolha
É o que aponta Bruno Stuchi, CEO da Coaktion, empresa de tecnologia focada em CX, que há 7 anos apoia a ONG PAC (Projetos Amigos da Comunidade), sendo três investindo na formação profissional de jovens, do programa Jovem com Futuro.
De acordo com Bruno, o apoio ao programa além de contribuir com o próprio setor de tecnologia, que sofre com um gap de profissionais qualificados, também é uma maneira de “furar a bolha”, sendo mais empático com outras realidades e possibilitando novas perspectivas profissionais para os jovens.
“Quando você trabalha o S do ESG, você tem percepções diferentes sobre outras realidades, é mais empático. Além de oferecer para o jovem a noção de que podem trabalhar em grandes empresas e ter um crescimento de carreira”, afirma Bruno.
Atualmente, além de apoiar o programa Jovem com Futuro da ONG PAC, a empresa ampliou a parceria com outras instituições sociais ligadas à educação.
Para o CEO, é uma maneira de reforçar os valores da empresa para seus colaboradores. “Nós apoiamos o Jovem com Futuro, porque acreditamos na importância da formação profissional para jovens de periferia. Sendo para também uma maneira, enquanto empreendedores, de contribuir para uma sociedade melhor”, destaca Bruno.
Sobre a Skyone
A Skyone é uma empresa dedicada a simplificar a rotina e potencializar a produtividade de seus clientes e parceiros, eliminando obstáculos ao crescimento e proporcionando escalabilidade ilimitada para qualquer negócio. Sua plataforma unificada engloba aspectos vitais, incluindo computação em nuvem, dados, cibersegurança e um marketplace repleto de possibilidades. A confiabilidade da plataforma Skyone é respaldada por nove em cada dez clientes, sendo 80% deles líderes em seus segmentos no Brasil. Saiba mais em (clique aqui).
Sobre o PAC - Projeto Amigos da Comunidade
Fundado há 20 anos, o PAC – Projeto Amigos da Comunidade uma Organização Social sem fins lucrativos certificada pelo CEBAS - Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social - que atende a população em situação de vulnerabilidade e/ou risco social nos distritos de Pirituba, São Domingos e Jaraguá (SP). Atualmente, o PAC conta com mais de 92 funcionários, cerca de 5.000 voluntários, 187 mantenedores via doação e mais de 10 empresas parceiras que subsidiam as oficinas promovidas pela organização, como Elo, Sow, Co.Aktion, Netas, Totvs Meridional, R3 e Zendesk.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário