Brasil,

Colaborações estratégicas entre startups e grandes empresas: open innovation e comunicação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanessa Costa de Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Nilio Portella, M&P Group Nilio Portella, M&P Group

Por Nilio Portella

Mundo digitalizado, consumidores exigentes por produtos inovadores e experiências memoráveis, concorrências de ofertas na palma da mão, redes sociais para o engajamento pró e contra, a busca pelo lead qualificado, a resposta mais rápida, a mensuração de tudo. Os últimos anos têm sido desafiadores para as empresas tradicionais acompanharem as tendências de inovação dos novos tempos e pensar fora da caixa para a comunicação assertiva, uma melhor jornada do cliente e desenvolvimento de soluções eficientes pode ser uma tarefa que requer reforços externos.

Uma saída para potencializar a comunicação e o marketing pode ser a colaboração das empresas tradicionais com as startups, a partir da troca de conhecimento, recursos e perspectivas únicas. Essa conexão de inovação aberta, não apenas impulsiona o crescimento e a adaptação no mercado, mas cria sinergias valiosas que podem moldar o futuro dos negócios de maneira positiva e sustentável. Uma estratégia vantajosa para ambas as partes, uma relação ganha-ganha.

A open innovation é uma abordagem multidisciplinar, que envolve todos os segmentos, seja indústria, varejo, serviços, saúde ou entretenimento. E quando falamos do campo da comunicação, pesquisadores e profissionais têm explorado como a inovação aberta pode ser aplicada para melhorar a eficiência, criatividade e eficácia nas suas estratégias de engajamento com o seu público. O interesse por tecnologias de marketing, especialmente por captação e manejo de dados, mensuração e geração de conteúdos multiplataformas e criação de sistemas automatizados.

Estamos falando de empresas tradicionais, grupos de comunicação, agências de publicidade, startups e até mesmo colaboração com o público em geral para desenvolver novas soluções. Automação de marketing, Análise de dados, Inteligência artificial, Realidade virtual e aumentada e Segurança da informação estão no planejamento estratégico que foque minimamente em inovação na jornada do cliente e assertividade na busca pelos seus leads.

As startups focadas no segmento de comunicação e marketing podem receber diferentes denominações, como Martechs (tecnologias de marketing), Adtechs (tecnologias de publicidade), Mediatechs (tecnologias de mídia) e, a menos usual, Madtechs (em inglês, marketing and advertising Technology). Elas potencializam e aceleram a transformação digital e, no fim, o relacionamento com a ponta, com o cliente final.

Segundo dados divulgados do IMARC Group, empresa de pesquisa de mercado, o setor global de martechs foi avaliado em US$ 338 bilhões em 2022, e a tendência é de que apresente uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 22,2% entre 2023-2028.

Inovação Aberta e a Transformação Digital com as Martechs, Adtechs, Mediatechs e Madtechs

A convergência de inovação aberta com as tecnologias de marketing, publicidade e mídia tem desempenhado um papel crucial na transformação digital. As startups podem se conectar com grandes empresas e obter acesso a recursos, expertise e dados que não possuem internamente, isso permite que as startups acelerem seu desenvolvimento e tragam soluções e produtos inovadores para o mercado.

Conforme informações divulgadas pela plataforma 100 Open Innovation, no setor de MarTechs, 123 startups tiveram contratos validados de open innovation com corporações no ranking de 2023, representando um crescimento de 4% em relação ao ano anterior. Ainda segundo o ranking, se destacaram entre as tendências de inovação mais exploradas o “Big Data & Analytics”, “Artificial Intelligence” e “Customer Experience”. Além disso, os setores de corporações que mais se relacionaram com essas startups foram “Bens de Consumo e Alimentação”, com 15,6% dos relacionamentos, seguida por “Varejo e Distribuição” (8,2%) e “Serviços Profissionais” (7,5%).

Pensando no segmento de agências, esse movimento também obrigou um olhar além do óbvio, o que muitos falam de comunicação 360º, a partir de novas formas de planejar e pensar ações como verdadeiras startups ou com a parceria delas. Estratégias desenhadas a partir do Design Thinking ou Design Sprint, equipes trabalhando de forma ágil em squads.

A Inovação Aberta dentro da comunicação para os próximos anos será uma ferramenta poderosa que pode ajudar empresas e instituições a encararem os desafios dos tempos modernos e se prepararem cada vez mais para um futuro digital.

Nilio Portella é cofundador do M&P Group, um ecossistema comunicação e inovação, com mais 14 empresas no portfólio, entre elas Mene Portella Publicidade, CaptAll Ventures, One Big Media Group, 4Equity - Media Ventures, Non Stop e da Bossa Invest.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar