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CNSeg fortalece a fronteira contra fraudes no Mercado de Seguros

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Fraudar seguradoras está cada vez mais difícil, principalmente graças ao trabalho que vem sendo desenvolvido diuturnamente pela Diretoria de Serviços às Associadas (DISERV) da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg). “A gente quer combater a fraude na entrada, pois não adianta agir depois que o fraudador já entrou. Trabalhamos agora para que ele não entre. Para isso, pensamos em prevenção e combate à fraude todos os dias”, afirmou André Vasco, que comanda essa área na entidade, em entrevista para a imprensa, nesta quinta-feira (14).

Segundo ele, combater a fraude “é bom para todo mundo”, não apenas para as seguradoras. “O principal benefício para o consumidor é que, ao combater fraude, o mercado consegue oferecer produtos melhores e mais baratos. Quando um cara frauda o seguro, todo mundo paga por isso”, salientou.

A DISERV atende especificamente associadas da CNseg. Além dos sistemas e serviços que ajudam no combate à fraude, oferece uma gama de produtos que ajudam as empresas a aperfeiçoarem os processos de precificação, cotação, subscrição e regulação de sinistros, permitindo, dessa forma, a redução de custos, a mitigação de riscos, além de ajudar as seguradoras a atuarem em conformidade legal.

Os números apresentados são bastante expressivos. Este ano, a expectativa é de ultrapassar a marca de 200 milhões de consultas a esses serviços, aproximadamente 25% a mais que em 2023.

São 31 serviços distintos voltados para quase todas as principais carteiras de seguros.

Entre as mais acessadas, consta a consulta ao número de carros emplacados em cada cidade do País, com informações detalhadas sobre o ano de fabricação, cor, placa, quantos foram roubados ou furtados e quantos foram recuperados. “São dados estatísticos, muito valiosos para as seguradoras”, frisou Vasco.

O executivo adiantou que a meta é estender esse serviço a todas as principais carteiras de seguros. E revelou que, em breve, haverá “novidade” no ramo saúde. “A gente gostaria de dizer quantas residências estão seguradas ou quantas empresas têm seguro de vida coletivo no Rio de Janeiro. Trabalhamos há algum tempo para conseguir seguir essa linha”, pontuou Vasco.

Embora a unidade tenha como clientes basicamente as seguradoras, há ainda serviços que atendem ao cidadão comum. Exemplo disso são os bônus oferecidos para segurados do ramo de veículos. “Neste caso, respondemos imediatamente à consulta feita sobre se cabe ou não a oferta do bônus no momento da contratação do seguro”, explicou.

A DISERV atua também no apoio ao mercado no caso de incidentes cibernéticos. Quando ocorrem em uma seguradora, esses incidentes devem ser compartilhados com todas as empresas do setor e com a Susep, conforme estabelece a legislação em vigor. Para apoiar as associadas da CNseg, a unidade assuma a responsabilidade de reportar o fato.

No ano passado, foram feitos 245 alertas sobre incidentes registrados no mercado brasileiro.

Além disso, faz o acompanhamento do que ocorre no mundo inteiro, incluindo a solução que pode ser dado para melhoria no sistema de combate a esses incidentes.


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